6 Pontos de Bordado para Iniciantes: Aprenda de Forma Simples

Incrementar as peças em feltro para deixá-las mais bonitas e atrativas não é uma tarefa difícil! Afinal, simples pontos de bordado são capazes de dar outra cara a elas.

Por isso, conhecer mais sobre o bordado livre é quase que uma obrigação das artesãs que trabalham com o feltro e querem estar por dentro das tendências.

Pensando nisso, listamos várias dicas de bordado para iniciantes neste post.

Vamos te contar quais são os materiais necessários para começar e os principais e mais básicos pontos livres que podem ser usados para bordar e preencher detalhes nas peças de feltro. Confira!

Bordado em Feltro: Aprenda Como Deixar suas Peças Mais Bonitas
Olhos para Bonecas de Feltro: Descubra 9 Modelos para Testar

Materiais para bordado em feltro

Para fazer os pontos de bordado livre nas suas peças, você vai precisar, além do feltro, de:

• Linha: a mais utilizada para bordados livres é a linha meada. Porém, você também pode usar a linha perlé ou a de costura. Essa última pode ser ideal para algumas peças de feltro menores e mais delicadas.
  • Agulha: os modelos de agulha variam conforme o tipo de tecido que será bordado. Já que estamos falando do feltro, procure por agulhas próprias para ele.
  • Tesoura: de ponta fina.
  • Gráficos: no bordado livre não existem gráficos complexos. Na realidade, eles equivalem a riscos de frases, desenhos e imagens que vão ser passados para o feltro para que você possa seguir com o bordado. Ele não é obrigatório, mas pode ajudar muito.

Pontos de bordado passo a passo

Agora que você já sabe quais os materiais serão necessários para desempenhar o seu trabalho, vamos te mostrar os principais pontos utilizados no bordado livre. Eles são básicos e fáceis de serem feitos.

6 Pontos de bordado para iniciantes

1. Ponto corrente

Também conhecido como ponto partido ou ponto elo, o ponto corrente é um dos mais básicos do bordado livre, além de ser super fácil de ser feito.

Sua finalidade pode ser para fazer contornos ou preenchimentos. Para fazê-lo, é preciso iniciar as correntes dentro do centro do ponto anterior.

2. Ponto atrás

O ponto atrás também é um dos mais utilizados no bordado e, geralmente, é a base de muitos outros pontos. Pode ser usado para fazer contornos, letras e preenchimentos específicos.

A imagem abaixo mostra o passo a passo dele que, basicamente, consiste em entrar com a agulha mais à frente do último ponto para só depois voltar com a linha rente a esse. E assim por diante…

Assim, puxe a agulha em A com a distância de um ponto. Coloque a agulha em B e puxe em C, com espaço de um ponto em frente a A. Na sequência, introduza a agulha em A novamente e puxe em D.

bordado simples

3. Ponto matiz

O ponto matiz é muito usado para fazer preenchimentos de grandes áreas e trabalhos com efeito sombreado. Ele consiste em linhas retas próximas umas das outras.

Como mostra a imagem abaixo, insira a agulha em A e coloque em B. Na primeira fileira, alterne pontos longos e curtos. Nas demais, os pontos devem ser feitos no mesmo tamanho.

4. Ponto cheio

Esse ponto também é utilizado para o preenchimento, porém de áreas menores. Por isso, ele também consiste em linhas retas próximas umas das outras.

Como indica a imagem a seguir, insira a agulha em A e coloque em B. Repita mantendo a consistência entre os pontos.

5. Ponto haste

Esse ponto tem a aparência de uma trança e pode ser utilizado para fazer contornos e preenchimentos. É excelente para dar um efeito de relevo ao trabalho.

Como mostra a imagem abaixo, para fazê-lo você deve: puxar a agulha em A, introduzir em B e puxar de novo em C. Em seguida, colocar a agulha em D e puxar em B. Os pontos devem ser sempre do mesmo tamanho.

6. Ponto zigue-zague

O ponto zigue-zague é decorativo, sendo, portanto, utilizado para produzir efeitos diferentes no bordado.

Para fazê-lo, como indica a imagem a seguir, você deve: puxar a agulha em A e colocar em B. Puxar a agulha de novo em C.

Na sequência, colocar a agulha em D e puxar em E.

Colocar a agulha em F e puxar em D.

Colocar a agulha em G e puxar em H. Por fim, introduzir a agulha em I e puxar novamente em G.

10 ideias de bordados

Agora que você conheceu os pontos mais simples e básicos do bordado e os materiais necessários para produzi-los, é hora de ver algumas inspirações do bordado em feltro. Veja como ele faz toda a diferença nas peças!

pontos bordado livre
pontos de bordados
Escola de Feltro
pontos de bordado para preenchimento
pontos de bordado livre
Escola de Feltro
tipos de pontos de bordado
bordado iniciante
pontos de bordados antigos
pontos para bordar
bordado
Escola de Feltro

Os pontos de bordado realmente deixam as peças em feltro incríveis, não é?

Se você quiser aprender a fazer peças cada vez mais profissionais e lucrativas, conheça o canal da Escola de Feltro no Youtube. Lá você encontrará passo a passos e ficará por dentro do artesanato em feltro. Não perca!

4 Tendências do Artesanato em Feltro para se Atualizar em 2021
30 Modelos Lindos de Móbiles de Feltro para se Inspirar