Bordado em Feltro: Aprenda Como Deixar suas Peças Mais Bonitas e Diferenciadas

Você provavelmente já viu nas redes sociais alguma peça com bordado em feltro e deve ter ficado encantada, não é mesmo?

Essa é uma técnica que une o artesanato em feltro e o bordado livre, e tem como resultado trabalhos lindos e diferenciados.

O bordado é uma forma de enriquecer as peças, diferenciar um molde simples, dar mais vida e agregar muito valor ao feltro.

E por isso no post de hoje vamos te mostrar o que é necessário para começar a trabalhar com bordado em feltro. Confira!

11 Dúvidas que Todo Iniciante no Artesanato em Feltro Tem
5 Passos para Alcançar o Acabamento Perfeito e Fazer Sucesso com Enfeites de Feltro

Principais pontos de bordado em feltro

Além de tornar as peças comuns mais bonitas, o bordado em feltro também abre a possibilidade de trabalhar peças diferentes, como os bastidores de tecido bordados junto com apliques de feltro.

E para trabalhar com essa técnica existem vários pontos. Se você já trabalha com feltro, provavelmente já conhece alguns deles. Veja só!

Escola de Feltro | Passarinhos

Ponto caseado embutido

Esse é um dos pontos mais utilizados no artesanato em feltro, mas além de fechar peças, o caseado embutido pode servir para fazer lindos bordados e aplicações.

Ponto alinhavo

Outro ponto bastante conhecido é o ponto alinhavo, ou pesponto. Ele é bem simples de fazer e serve, por exemplo, para bordar detalhes do corpo e costurar aplicações.

Ponto haste

Esse ponto é muito utilizado para fazer contornos e coberturas, pois ele forma linhas delicadas. Sua aparência lembra um pouco a de uma corda.

Entre Mimos & Bordados

Ponto palito

O ponto palito é perfeito para fazer aplicações e unir peças de feltro. Com esse ponto você pode costurar alguma parte do rosto de algum bichinho ou algum detalhe do corpo.

Ponto corrente

Esse ponto, como o próprio nome indica, é muito parecido com uma corrente. Ele é muito simples de bordar, portanto até mesmo quem é iniciante consegue fazê-lo.

Aprenda como fazer alguns desses pontos no vídeo logo abaixo:

Qual linha usar para fazer bordado em feltro?

Existem alguns tipos de bordados que são mais simples e comuns, que geralmente são usados para fazer boca, olhos e detalhes na roupa e no cabelo.

E para bordar não existe uma linha certa. Na verdade, existem vários tipos que podem ser utilizadas, o que é ótimo para ter acabamentos diversificados.

A escolha da linha é muito pessoal, depende de qual acabamento que você quer dar para sua peça. Veja algumas opções!

Linha de costura

A linha de costura tradicional, por ser mais fina, é uma ótima opção para bordar detalhes mais delicados e pequenos. Além de ter várias opções de cores e ser bem baratinha.

Linha de meada

Outra opção muito utilizada é a linha de meada, ela também já é muito conhecida pelas artesãs, e serve para deixar os pontos mais marcados e aparentes. Por ter uma aparência metalizada, ela cria mais detaque para o bordado.

Linha de crochê

Essa é uma linha mais grossa que serve para fazer detalhes em que o bordado fica mais marcado, já que os pontos feitos com essa linha ficam mais destacados.

Linhas para bordado

As linhas utilizadas para fazer bordado de um modo geral, também podem ser utilizadas no bordado em feltro.

Alguns exemplos são: linha mouline, linha raiom, linha perlé, linha torçal e linha de seda.

Escola de Feltro | Passarinhos

Com as técnicas do bordado em feltro você pode personalizar seus artesanatos de acordo com o pedido do cliente e criar peças lindas, delicadas e ainda mais lucrativas.

Comece fazendo bordados com pontos que você já tem experiência, e pratique novos pontos em retalhos de feltro para ganhar mais prática e aprimorar sua técnica.

Gostou da ideia de bordar suas peças de feltro? Está animada para começar a bordar? Deixe um comentário logo abaixo, vamos adorar saber!

4 Técnicas de Artesanato em Feltro que Você Precisa Aprender
As 5 Peças Mais Simples e Lucrativas do Artesanato em Feltro pra Fazer na Quarentena