Como Fazer Alfineteiro em Feltro: Molde Grátis + Passo a Passo

Se você trabalha com artesanato e costura, então já deve saber que o alfineteiro em feltro é uma peça essencial para organizar os alfinetes em um só lugar e ainda mantê-los seguros, para que eles não perfurem nada, não é verdade?

Pensando nisso, trouxemos um passo a passo ensinando como fazer um lindo alfineteiro em feltro em formato de pera e um molde para você baixar gratuitamente.

Assim, além de decorar e organizar o seu ateliê, você não vai mais ter nenhuma dúvida sobre o que fazer com os alfinetes que ficam espalhados por aí. Continue a leitura!

3 Dicas para Cortar Feltro que Vão Deixar Suas Peças Mais Bonitas
Como Fazer Ponto Caseado Passo a Passo

Alfineteiro em feltro: passo a passo + molde

Preparado para aprender como fazer alfineteiro de feltro? Então assista à live abaixo!

Se você está sem tempo de assistir ao vídeo ou acha que consegue aprender melhor por meio de fotos, então pode ficar despreocupado porque trouxemos o passo a passo todo detalhado logo abaixo.

Lista de materiais

Para acompanhá-lo, você vai precisar dos seguintes materiais:

• Tecido tricolini nas cores rosa e amarelo poá
  • Linha de meada nas cores rosa, verde, caramelo e amarelo
  • Feltro nas cores caramelo Havaí, amarelo claro e verde água
  • Forrobel
  • Papel Paraná
  • Linha de pipa nº 10
  • Botão decorativo rosa grande e pequeno
  • Termocolante
  • Fibra siliconada

Molde de alfineteiro/agulheiro

E para fazer um dos alfineteiros de feltro mais fofo que você já viu, você também vai precisar de baixar o nosso molde, que está logo abaixo.

Como fazer alfineteiro de feltro?

Agora vamos ao passo a passo!

1. Primeiro, pegue o tecido tricolini rosa e dobre-o ao meio. Em seguida, una lado direito com direito e risque o molde na parte de cima.

2. Em seguida, passe uma costura reta na margem do tecido, unindo as duas partes. Só deixe aberto a parte inferior, pois é o local por onde você introduzirá o enchimento.

3. Recorte a lateral para retirar o excesso de tecido. Ficará assim:

4. Vire o tecido para o lado direito e introduza o enchimento. Coloque bastante fibra.

5. Com a linha de pipa, alinhave toda a parte de baixo que está aberta. Puxe a linha para que a pera comece a fechar a sua abertura e ganhar forma.

6. Agora recorte 2 vezes a base no papel paraná, como indica o molde. Cole um no outro para ter uma base bem durinha. Lembre-se que é ela que dará sustentação para o alfineteiro ficar em pé.

7. Em seguida, encaixe a base de papel paraná dentro da base de tecido, que está com enchimento, como indica a imagem:

8. Se você achar que tem pouca fibra, abra um pouco para inserir mais enchimento e dar forma à pera.

9. Quando acabar, puxe a linha de pipa para fechar a base. Dê um nó e corte o excesso com a tesoura.

10. Com a cola quente, cole um botão no fundo dessa base.

11. Corte o molde da folha 4 vezes no feltro verde. Corte também esse molde 2 vezes no forrobel, lembrando que esse deve ser 0,5 cm a menos.

12. Agora vamos à montagem, que dará origem a duas folhinhas. Cada uma terá 2 moldes no feltro verde e 1 molde no forrobel, que ficará entre os feltros. Faça uma costura por toda a margem.

13. Em seguida, faça o bordado com a linha de meada verde no meio de cada folhinha. O ponto utilizado é o ponto atrás. Veja como fica:

14. Reserve as folhinhas em um canto e vamos fazer o caule da pera no feltro caramelo. Corte 1 vez, conforme indicado no molde. Em seguida, dobre ao meio e caseie a lateral.

15. Em seguida, alinhave uma das bordas do caule. Puxe bem para que a borda fique bem fechadinha.

16. Então, insira a fibra de enchimento no caule. Você pode utilizar uma pinça para ficar mais fácil o processo.

17. Agora é só costurar o caule no topo da pera com o ponto invisível e com a linha de pipa.

18. Pegue as folhinhas que ficaram reservadas e cole-as na pera com a cola quente.

19. Agora, recorte o molde da florzinha 2 vezes no feltro amarelo e 1 vez no tecido amarelo poá.

20. Em seguida, aplique o termocolante para unir o molde da florzinha do tecido com um dos moldes de feltro. Depois disso, coloque por baixo o outro molde de feltro e caseie toda a lateral.

21. Com a cola quente, cole o botão rosa pequeno no meio da flor para fazer um miolo.

22. Por último, cole a flor na pera. E, enfim, o seu alfineteiro em feltro está pronto e você já pode organizar o seu ateliê.

O mais legal é que cada pessoa pode decorar de uma forma o seu porta-alfinetes para máquina de costura em formato de pera. Veja algumas possibilidades:

E então, gostou deste passo a passo? Quer aprender como fazer outros artesanatos incríveis como esse alfineteiro em feltro? Então venha conhecer o canal da Escola de Feltro no YouTube para assistir a várias aulas e tutoriais.

Como Fazer Ponto Invisível em Bonecos de Feltro: Passo a Passo Fácil
Como Cortar Moldes de Feltro Pequenos: Passo a Passo Simples