Agulha para Feltro: Você Sabe Qual Deve Usar?

Você sabe qual agulha para feltro usar? Para que um trabalho artesanal fique bem feito, é preciso se atentar aos materiais utilizados. Essa dica simples faz muita diferença no acabamento final da peça. Além disso, conhecer os utensílios certos para cada tipo de artesanato auxilia para que as peças fiquem prontas em menos tempo, o que facilita muito o seu trabalho.

Diante disso, você vai aprender dicas sobre qual agulha para feltro você deve usar em cada tipo de trabalho. Confira estas dicas para aprimorar ainda mais seus conhecimentos acerca desse incrível universo do artesanato em feltro!

Qual a Melhor Linha para Feltro? Descubra Aqui!

4 Tipos de Feltro para Artesanato: Aprenda a Escolher e Usar

Agulha para feltro: qual usar?

A agulha mais utilizada para costurar feltro é a agulha de costura comum. Isso porque independente da numeração ela tem a ponta mais fina, principalmente se comparada a outros tipos de agulhas, como as para bordado, por exemplo. Logo, esse tipo de agulha entra facilmente no feltro, sem danificá-lo.

O melhor de tudo é que a agulha de costura comum é muito fácil de ser encontrada, seja em armarinhos ou em lojas para artesanato em geral, não é verdade?

Numeração da agulha para feltro

É muito importante saber que quanto maior o número da agulha para costura, mais fina ela é e vice versa. Diante disso, a regra geral para uso da agulha para feltro é: para um acabamento com pontos menores, use uma agulha mais fina, ou seja, de numeração maior. E caso você deseje obter pontos maiores, use uma agulha mais grossa, ou seja, de numeração menor.

agulha para feltro
Fonte: Elo 7 | Mara Oliveira

Por isso, o ideal é ter agulhas de diferentes espessuras para que elas se adequem aos diversos tipos de trabalhos. Veja só:

Agulha de costura fina

A agulha de costura mais fina é utilizada quando o trabalho demanda um acabamento mais delicado, com pontos menores e mais finos. Logo, quanto mais alta for a numeração da agulha, mais fina deve ser a linha para feltro utilizada. Além de pontos finos, ela também é ideal para a aplicação de detalhes no feltro, como miçangas e contas.

agulha ideal para costurar feltro
Fonte: Pixabay

Agulha de costura grossa

A agulha de costura mais grossa consequentemente cria pontos mais grossos. Logo, ela atende muito bem quando se quer dar um efeito mais destacado na peça aliada ao uso de linhas para feltro mais grossas, como a linha para crochê, por exemplo. Além disso, ela é ótima para passar fitas decorativas, por causa de seu orifício maior.

Fonte: Pixabay

Viu só como é bem fácil escolher a agulha para feltro? Como você acompanhou, basta escolher a numeração da agulha de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado.

Portanto, é preciso que você teste diferentes numerações de agulhas e verifique a que é mais apropriada para o trabalho que você quer realizar. Assim, logo logo não restará nenhuma dúvida sobre essa ferramenta importantíssima para o trabalho com feltro.

Se você gostou dessas dicas, não deixe de curtir a página da Escola de Feltro no Facebook. Dessa maneira você não perderá nenhuma dica acerca do artesanato em feltro e ainda poderá compartilhar tudo com seus amigos!

Imagem de capa: Pixabay

Veja quais os Melhores Tipos de Cola Para Feltro