Como Costurar Zíper no Feltro: Dicas e Passo a Passo Completo

Saber como costurar zíper no feltro da forma correta pode ser uma tarefa bem complicada, principalmente para os artesãos iniciantes ou para aqueles que não possuem muitas habilidades com a costura.

Pensando em descomplicar essa questão, preparamos este conteúdo com várias dicas sobre como costurar zíper no feltro, além de passo a passos completos para você visualizar e conseguir aplicar na prática. Vamos lá?

Como Fazer Chaveiro de Feltro de Gatinho: Passo a Passo com Molde Grátis
Como Impermeabilizar Tecido: 2 Truques Caseiros Gastando Pouco

Como colocar zíper para iniciantes: 5 dicas

Como colocar zíper

Antes de trazermos algumas dicas sobre como costurar zíper no feltro, saiba que em nosso blog temos outros conteúdos que podem ser muito úteis para quem trabalha com o feltro e precisa realizar algumas costuras, como:

Não deixe de conferi-los!

Agora sim, vamos a algumas dicas e informações que você precisa saber para garantir peças perfeitas e de qualidade para os seus clientes. Vale dizer que tivemos a ajuda do Blog Como Costurar para preparar este conteúdo!

1. Conheça os tipos de zíper

como colocar zíper para iniciantes

É muito importante conhecer os principais tipos de zíper para saber qual é o mais adequado para a sua peça em feltro. Eles são:

• Zíper fechado comum: pode ser utilizado em quase todos os tipos de peça. Tem como característica a leveza, flexibilidade e a fácil abertura.
  • Zíper invisível: no feltro não é muito utilizado, mas pode se fazer presente em peças finas. Sua principal característica é o fato de ser discreto.
  • Zíper aberto: sua finalidade é separar os lados das peças. Por isso, é mais comum em peças de roupa com a frente aberta.

2. Aprenda a descobrir o tamanho do zíper

como pregar ziper

Para não correr o risco de adquirir um zíper muito grande ou muito pequeno para a sua peça, é importante saber como descobrir o tamanho dele. E isso é muito simples!

Saiba que o tamanho do zíper é a medida da largura do trilho. Ou seja, basta que você meça a sua parte interna ou olhe a numeração do zíper – ela geralmente fica na parte em que seguramos para fechar e abri-lo.

3. Teste e lave o zíper antes de costurá-lo

colocar ziper no feltro
Zipper closeup

Teste o zíper antes de colocá-lo na sua peça de feltro. Para isso, basta abri-lo e fechá-lo para ver se ele está funcionando perfeitamente.

Além disso, se o zíper for de algodão, lave-o também antes da costura. Isso porque ele pode encolher depois de costurado. Então, para evitar esse problema, molhe-o antes.

4. Passe o zíper com o ferro

colocar ziper

Ainda antes da costura, passe o zíper com um ferro de passar nos dois lados. Essa técnica é ótima para alinhá-lo, sobretudo quando você perceber que ele está torto.

Mas, atenção: a temperatura deve ser baixa para não queimar o tecido e os dentes, principalmente se eles forem de plástico.

5. Fixe o zíper para facilitar a costura

ziper no feltro

Para manter o zíper firme e facilitar a costura, seja na máquina ou à mão, é preciso fixá-lo. Para isso, você tem várias opções!

Se o feltro estiver dublado e, portanto, for mais grosso, você pode passar uma cola em bastão antes. Já se ele estiver simples e, portanto, mais fino, use o pesponto ou alinhavo.

Além dessas opções, saiba que também é possível colocar uma fita crepe para prender o zíper ao feltro.

Como costurar zíper passo a passo

Agora que você já conferiu algumas importantes dicas para garantir a colocação perfeita do zíper, é hora de assistir a alguns passo a passos para saber como executar, de fato, essa tarefa.

Como costurar zíper à mão

Esse primeiro passo a passo, retirado do canal Suzamusa, ensina como costurar zíper à mão. Sim, é possível produzir peças de feltro com zíper sem ter uma máquina de costura. Descubra como no vídeo abaixo.

Como costurar zíper na máquina

Agora, se você tem uma máquina de costura, então vale a pena aprender a colocar zíper nela. Isso porque o processo se torna mais ágil. Para isso, assista ao vídeo abaixo, do canal Singer Brasil.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre como costurar zíper no feltro. E se quiser aprender outras técnicas para fazer peças incríveis, conheça o canal da Escola de Feltro no YouTube para conferir aulas e tutoriais diversos.

12 Tendências para o Artesanato em Feltro para 2024
Como Riscar e Como Cortar Feltro – Dicas para Iniciantes