Feltro é Lavável? Descubra 5 Formas Fáceis de Limpar suas Peças

O feltro é um material muito sensível, um “tecido” feito a partir da prensagem de lã, por isso muita gente se pergunta se o feltro é lavável. E a resposta é: sim!

É claro que a limpeza do feltro envolve uma série de cuidados, afinal, por não ser realmente um tecido composto por tramas entrelaçadas, ele se desgastas e cria bolinhas com facilidade.

Alguns cuidados básicos já vão garantir que sua peça fiquem bonitas por muito tempo, como o tratamento com termolina, que nós já ensinamos neste post aqui. Mas até mesmo o manuseio frequente do feltro pode encher a peça de manchas, e cliente nenhum quer receber uma encomenda assim, não é?

Pensando nisso, vamos mostrar como limpar feltro de 5 maneiras simples e rápidas. Confira as dicas logo abaixo!

Artesanato em Feltro: 5 Peças Lucrativas para Fazer e Vender
Cola para Feltro: Aprenda a Escolher o Tipo Certo para Cada Peça

Como lavar feltro?

Quem trabalha com grandes encomendas de feltro pode passar pela situação de encontrar as primeiras peças finalizadas cobertas de poeira ao terminar o trabalho.

Além disso, outros problemas podem acontecer: carregar demais no blush das bonequinhas, respingar tinta ou cola no feltro ou manchar as peças com algum líquido.

Mas todas essas questões podem ser resolvidas facilmente e vamos te mostrar 5 formas de limpar ou lavar o feltro depois que a peça já estiver pronta.

1. Escova de cerdas macias

Use uma escovinha de cerdas bem macias para retirar a poeira do feltro. Faça movimentos suaves e não esfregue a peça, porque isso vai desgastar muito o material.

As escovinhas de cabelo para bebês são perfeitas pra isso, mas você também pode usar uma escova de dentes, se preferir.

Com o auxílio de uma tesoura ou gilete, apare as bolinhas ou fios que vão se soltar com o passar da escova.

como limpar feltro

2. Água e detergente neutro

Se por um acaso algum líquido caiu sobre a peça o ideal é lavar imediatamente. Veja como fazer:

Aplique detergente neutro sobre a mancha e esfregue levemente com os dedos, depois encha uma bacia de água fria ou gelada e mergulhe a peça. Aperte a peça suavemente até que toda a espuma saia e depois retire da água, afinal feltro pode molhar.

3. Lenço umedecido

Se a mancha for pequena ou se a peça estiver apenas um pouco empoeirada, um lenço umedecido vai resolver o problema. Mas lembre-se de esperar o líquido secar completamente para não evitar que eles se espalhe ainda mais enquanto limpa.

pode lavar feltro

4. Esponja

Para sujeiras mais superficiais, use uma esponja macia e umida com um pouquinho de detergente ou sabonete neutro. Dê batidinhas por cima da mancha até que ela saia por completo. Depois é só colocar para secar ao ar livre.

5. Fita crepe

Se a sujeira é apenas acumulo de poeira, fiapos de cola ou de linha, basta enrolar uma fita crepe grossa nos dedos e dar batidinhas na peça até que tudo fique colado na fita.

Dicas Extras

• Sempre deixe o tecido secar longe do sol, em um local arejado e seco.
  • Nunca torça ou estique o feltro pois isso vai danificar permanentemente a estrutura dele.
  • Evite o manuseio excessivo do feltro, pois até a oleosidade da pele pode manchá-lo.
  • Se escolher lavar o feltro na água, enrole a peça numa toalha e pressione bem para retirar a umidade.
  • Não seque o feltro com secador de cabelo pois o calor pode fazer com que ele encolha.
  • Não coloque as peças para secar diretamente no sol porque ele pode “queimar” o feltro e modificar sua cor.

Por que lavar peças de feltro?

O feltro é um material muito usado na decoração infantil, logo o cuidado com essas peças deve ser redobrado. E com o tempo, as peças acabam acumulando poeira e ácaros, o que é extremamente prejudicial à saúde, principalmente dos pequenos.

Por isso as guirlandas, enfeites e móbiles, que ficam girando em cima do berço, devem ser constantemente higienizados.

como lavar chapéu de feltro
Curso A Magia dos Balões | Escola de Feltro | Artesã: Andréa Mendes

Além do mais, o feltro limpinho e sem manchas fica muito mais bonito e isso faz toda diferença na hora de decorar, divulgar e vender suas peças, não é?

Agora você já sabe que o feltro é lavável e tem vários opções de limpeza para testar, tenho certeza que você vai encontrar uma maneira prática para manter suas peças sempre limpas e lindas!

Conta pra gente aqui nos comentários se você conhece outra maneira de lavar o feltro sem danificá-lo. Queremos saber a sua opinião!

Artesanato em Feltro Para Iniciantes – Guia Absolutamente Completo
5 Dicas de Enchimento para Feltro que Vão Deixar Suas Peças Perfeitas