Como Usar Termocolante em Tecido: Dicas e Passo a Passo Completo

Muitos artesãos têm dúvidas sobre o uso do termocolante em tecido, principalmente sobre qual é a forma correta de aplicá-lo.

Se você é iniciante no artesanato em feltro, pode ser que tenha essa dúvida também, não é mesmo? É por isso que preparamos este conteúdo.

Vamos falar neste artigo sobre o que é termocolante em tecido, para que serve, como usá-lo no feltro e onde comprá-lo. Portanto, continue acompanhando!

Como Fazer Chaveiro de Feltro de Gatinho: Passo a Passo com Molde Grátis
Como Impermeabilizar Tecido: 2 Truques Caseiros Gastando Pouco

O que é termocolante?

O termocolante é uma espécie de adesivo ativado pelo calor. Ou seja, é uma película com alta concentração de cola que, quando submetida a uma prensa com fonte de calor, transfere a sua cola para a superfície desejada, como tecido e feltro.

Portanto, esse material é um ótimo aliado para fazer aplicações em peças artesanais de tecido, oferecendo as seguintes vantagens:

• Possui um ótimo custo-benefício.
  • Seu rendimento é satisfatório.
  • Tem alta durabilidade.
  • Tem excelente fixação.
  • Confere maior rapidez aos trabalhos artesanais.
  • Sua aplicação é simples.
  • Evita a sujeira (bastante presente quando utilizamos a cola para feltro).

Para que serve a manta termocolante?

O termocolante serve para personalizar e customizar peças de tecido e feltro. Isso porque, como ele libera a cola nas superfícies, permite que sejam colados diversos materiais para tornar os artesanatos únicos.

Nesse sentido, o material pode ser usado para fazer apliques em roupas, mochilas, sapatos, toalhas, mantas, enfeites, etc.

Além disso, ele pode ser utilizado para fazer a dublagem do feltro.

Como usar o termocolante no feltro?

No feltro, o termocolante é muito utilizado para fazer a dublagem. No entanto, ele também pode ser utilizado para fazer aplicações.

Independente de qual seja o seu intuito, é importante que você aprenda a usar da forma correta esse material no feltro.

Por isso, preparamos um passo a passo para que não fiquem dúvidas.

1. Risque no termocolante o molde da peça que você deseja dublar ou aplicar.

2. Coloque o lado riscado do termocolante no avesso do feltro.

3. Com o ferro na temperatura algodão, pressione-o sobre o termocolante.

4. Espere esfriar e, depois, retire a película.

Você verá que o risco e o termocolante estarão no feltro.

5. Recorte o molde.

6. Em seguida, faça a aplicação. Para isso, coloque o molde sobre a superfície na qual ele será aplicado (ou dublado), com o lado do termocolante para baixo. Coloque uma película protetora por cima e pressione o ferro.

E está pronto!

Vale dizer que, apesar de simples, é importante tomar alguns cuidados na hora de usar o termocolante em tecido.

Nesse sentido, evite temperaturas muito altas no ferro de passar e faça um teste prévio antes de realizar a aplicação final.

Onde comprar manta termocolante para tecido?

A manta termocolante pode ser encontrada em lojas que vendem materiais para artesanato, como a Santa Fé.

Esperamos que este conteúdo sobre termocolante em tecido tenha sido útil e que agregue à produção do seu artesanato em feltro.

E se você deseja aprimorar ainda mais as suas peças, não deixe de conhecer o canal da Escola de Feltro no YouTube para assistir a aulas e tutoriais diversos!

Cores 2024: Saiba Quais Tons Serão Tendência Neste Ano
Como Fazer Ponto Chuleado: Passo a Passo Completo