Como Fazer Ponto Chuleado: Passo a Passo Completo

O ponto chuleado no feltro é uma técnica de costura muito utilizada para unir duas camadas do tecido ou fazer acabamentos sem deixar a costura visível no lado direito do trabalho.

Vale dizer que, por ser simples e rápido de ser feito e proporcionar um efeito limpo à peça, o chuleado na costura é muito popular entre artesãos e costureiros.

Por isso, neste artigo, vamos ensinar o que é ponto chuleado e como fazer em suas peças de feltro. Continue acompanhando para inovar no seu artesanato!

Como Fazer Ponto Caseado Passo a Passo
Como Riscar e Como Cortar Feltro – Dicas para Iniciantes

Como fazer ponto chuleado?

Conhecer diversos pontos de costura é fundamental para garantir peças artesanais diferenciadas e com acabamentos perfeitos!

Por isso, saiba que em nosso blog você aprende como fazer outros pontos também, como o ponto caseado e o ponto pirulito.

Dito isso, vamos agora ao passo a passo de como fazer ponto chuleado, ensinado pela professora e artesã Karen Salustiano.

1. Pegue dois pedaços de feltro e una-os com um alfinete para estabilizar a peça.

ponto chuleado
Escola de Feltro | Artesã: Karen Salustiano

2. Em uma agulha nº 7 ou 8, passe a linha de costura ou linha de meada. É importante deixar a linha solta na agulha, sendo que no fio maior você deve dar um nó.

pontos de feltro
Escola de Feltro | Artesã: Karen Salustiano

3. Abra os pedaços de feltro e insira a agulha para esconder o nó.

como fazer ponto chuleado
Escola de Feltro | Artesã: Karen Salustiano

4. Em seguida, passe a agulha pelos dois pedaços de feltro, um pouco mais à frente de onde você entrou pela primeira vez.

ponto chuleado passo a passo
Escola de Feltro | Artesã: Karen Salustiano

5. Aqui, não vamos entrar na argolinha. Vamos apenas puxar e o ponto ficará na diagonal.

como costurar feltro
Escola de Feltro | Artesã: Karen Salustiano

6. Agora é só continuar fazendo o ponto chuleado por toda a volta da sua peça. Ele é uma segunda alternativa ao ponto caseado para quem quer fazer uma peça mais rápido.

pontos para peças em feltro
Escola de Feltro | Artesã: Karen Salustiano

7. Na hora de arrematar, você vai entrar com a agulha dentro da argolinha, puxar e finalizar com a agulha par dentro da peça. Depois, tire o excesso de linha e pronto!

pontos de costura
Escola de Feltro | Artesã: Karen Salustiano

Viu como é super simples, rápido e prático fazer o ponto chuleado?

Para aprender outras técnicas para aprimorar as suas peças em feltro, conheça o canal da Escola de Feltro no YouTube. Lá, você poderá conferir a aulas e tutoriais diversos!

Como Fazer Ponto Pirulito em Peças de Feltro: Passo a Passo Completo
8 Tipos de Enchimento para Feltro que Você Precisa Conhecer