Como Viver de Artesanato: 5 Erros Básicos que Afastam Clientes

Viver de artesanato é o sonho de muitas pessoas. No entanto, para que ele possa ser plenamente realizado, saiba que é preciso fugir de algumas armadilhas e erros que são muito comuns quando não se tem uma certa experiência.

Mas, não se preocupe! Isso não quer dizer que você deve desistir desse sonho! Apenas será necessário ter um bom conhecimento acerca do assunto para não perder clientes por erros pequenos e bobos.

Por isso, listamos, neste conteúdo, alguns desses erros e também boas dicas para que você possa possar bem longe desses problemas. Confira!

Veja também
Como Vender Artesanato pela Internet: 9 Passos Básicos para Ganhar Clientes no Instagram
6 Detalhes Simples que Tornam suas Peças mais Fáceis de Vender

5 Erros que atrapalham todo artesão a viver de artesanato e como solucioná-los

Então vejamos quais são os erros que te impedem de viver de artesanato, afastam os clientes e prejudicam as suas vendas para, assim, não cometê-los.

1. Utilizar materiais de baixa qualidade

Esse é um dos erros mais bobos e que, muitas vezes, é cometido inconscientemente.

Isso porque, quando o artesão está no início da sua carreira, pode acontecer de ele não ter uma reserva para adquirir materiais de trabalho mais caros, mas que, obviamente, possuem uma qualidade melhor.

Assim, acabam comprando materiais mais baratos e de baixa qualidade para confeccionarem suas peças. No entanto, isso acaba comprometendo a qualidade do próprio artesanato, fazendo com que muitos clientes desistam de adquiri-lo.

Por isso, desde o primeiro momento em que você decidir viver de artesanato, é essencial contar com uma pequena reserva financeira para adquirir bons materiais. Logo, suas peças terão um excelente acabamento e poderão ser vendidas por um bom preço para que você consiga reembolsar a quantia gasta.

2. Não se especializar

Para viver de artesanato também é preciso se especializar e buscar conhecimento continuamente. Afinal, esse é um negócio que possui muitos concorrentes e, por isso, demanda uma boa especialização para entregar qualidade ao público.

Com certeza os artesãos que não se especializam, perdem muitos clientes, que percebem um certo amadorismo no trabalho desenvolvido. Portanto, o ideal é procurar cursos de artesanato no nicho que você escolheu e se especializar.

E o mais importante: você não pode parar! É primordial se aprimorar constantemente, uma vez que sempre são lançadas novidades no mundo do artesanato. Essa é uma forma de você e suas peças não ficarem ultrapassadas e seguirem as tendências.

3. Não ter objetivos claros

viver de artesanato
Escola de Feltro

Não é novidade para ninguém que em toda e qualquer carreira, é necessário ter objetivos claros, não é verdade? E no artesanato não seria diferente. Isso porque somente estabelecendo objetivos é que conseguimos alcançá-los.

Desse modo, o artesão que não estipula metas e prazos para o alcance delas, dificilmente vai entender os passos que precisa dar para ser bem sucedido nessa profissão.

Por isso, sempre coloque no papel os seus objetivos pessoais e profissionais, alinhe-os e comece a traçar planos para o alcance de todos eles.

4. Não saber gerir o negócio

Muitas pessoas veem o artesanato como hobby, e isso não é problema nenhum. Mas se você quer realmente viver de artesanato e pagar as suas contas com ele, então você precisa encará-lo como um negócio.

Infelizmente, muitos artesãos que querem encontrar no artesanato a sua principal fonte de renda, se esquecem de ter esse olhar e, assim, cometem um grande erro que os impede de profissionalizar o trabalho.

Portanto, além de entender o artesanato como um pequeno negócio, é primordial se enxergar como um empreendedor. Para isso, aprenda sobre gestão de negócios, estabeleça planejamentos, organize as finanças, mantenha o controle do fluxo de caixa e, principalmente: não misture as contas pessoais com as contas desse negócio.

5. Não divulgar o trabalho

Esse último erro é um dos mais básicos de todos, mas que, com certeza, se cometido, pode comprometer todo o seu trabalho. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, e se você não divulgar o seu artesanato, dificilmente realizará boas vendas.

Hoje, mais do que nunca, é preciso contar com todas as ferramentas disponíveis na internet para divulgar o seu trabalho e vender para todos os cantos do Brasil e, quem sabe, do mundo.

Para isso, utilize as redes sociais, como o Instagram, lojas virtuais e plataformas de venda, como o Elo7 e o Shopee. Não se esqueça de postar boas descrições e excelentes fotos.

Curso Jogos Pedagógicos

Agora sim, depois desses 5 erros apontados e das dicas para não cometê-los, você poderá viver de artesanato com sucesso e vender muito para os seus clientes! Não se esqueça de deixar nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Veja também
Como Vender Artesanato na Black Friday: Dicas Infalíveis para Ampliar seu Lucro