Caneta para Feltro: Qual Tipo usar para Riscar?

É comum ter dúvidas sobre qual caneta para feltro usar para fazer os riscos. Isso porque algumas canetas causam manchas no feltro. Já outras, não contrastam, impossibilitando o corte ou até mesmo deixando riscos aparentes. Mas será que existe um tipo de caneta ideal para riscar feltro?

Para sanar todas as suas dúvidas, vamos apresentar as particularidades de 6 canetas que podem ser usadas para riscar o feltro antes do corte. Você vai conferir as vantagens e as desvantagens de cada uma e descobrir qual é a ideal para o seu trabalho.

Máquina de Costura para Feltro: Saiba Qual Escolher
3 Dicas para Cortar Feltro que Vão Deixar Suas Peças Mais Bonitas

6 Tipos de Caneta para Feltro

1. Caneta esferográfica

A caneta para feltro mais comum é a esferográfica, nas cores azul e preto. Ela é muito fácil de ser encontrada e serve para marcar a maioria das cores de feltro. No momento do corte é recomendado cortar o feltro na parte de dentro do risco, removendo-o por completo.

letras em feltro

2. Caneta gel branca

A caneta gel branca é muito utilizada para fazer caligrafia artística. No mundo do artesanato, ela é ideal para riscar feltros na cor preta e em tons mais escuros, pois sobressai e facilita o corte. Como essa tinta não é removível, também é preciso fazer o corte por dentro das marcações.

3. Caneta giz com apagador

A caneta giz com apagador é própria para tecidos. Ela vem com duas pontas, sendo uma para fazer as marcações no feltro e a outra para apagar os traços após o corte.

Um aspecto positivo desse tipo de caneta é que ela permite correções instantâneas, caso você erre o traço do molde. Mas, como a cor dela é lilás, pode não servir para a aplicação em feltros muito escuros, visto que não ficará aparente para o corte.

4. Caneta fantasminha

Assim como a caneta giz com apagador, a caneta fantasminha é própria para tecidos. Ela tem esse nome curioso porque realmente desaparece. Para que isso aconteça é preciso passar o tecido riscado a uma temperatura média de 60 graus. E como está disponível em diversas cores, você pode escolher uma que fique destacada no feltro, facilitando o corte.

5. Caneta permanente

A caneta permanente tem o bico bem fininho, o que facilita na hora de riscar o feltro. Outras duas vantagens é a tinta não se espalha e seca bem rápido, evitando as temidas manchas. Porém, como ela não sai, o corte do feltro deve ser feito na parte de dentro dos riscos. As cores mais comuns e mais encontradas à venda são: azul, preto e vermelho.

6. Caneta apagável com água

A caneta apagável, ou caneta mágica, como é conhecida, é bem prática pois sai facilmente com água. Após cortar o feltro é indicado passar um cotonete molhado com água para remover as marcações. Essa caneta está disponível em diversas cores para você escolher.

Qual tipo de caneta usar para riscar?

Como você acompanhou, existem diversos tipos de caneta para feltro, cada uma com suas particularidades. E independente do tipo de caneta que escolher, sempre rique no lado avesso do feltro para manter o lado direito sem marcas.

Caso ainda esteja na dúvida sobre qual usar, o melhor a fazer é testar algumas opções até encontrar a que mais se adapta ao seu trabalho. Lembre-se também que cada etapa de produção pode demandar um tipo diferente de caneta, é por isso que os testes são essenciais.

Gostou e deseja aprender mais? Então curta a página da Escola de Feltro no Facebook. Assim você não perderá nenhuma informação valiosa sobre esse maravilhoso universo.

Feltro é Lavável? Descubra 5 Formas Fáceis de Limpar suas Peças
21 Modelos de Alfineteiros de Feltro para Você se Inspirar