Feltro com Glitter: Aprenda 2 Formas de Fazer em Casa

O feltro com glitter é lindo e bastante útil para quem faz artesanato. Ele serve para fazer flores, apliques para guirlandas, saias e outros detalhes normalmente usados na produção das bonecas de feltro.

Infelizmente esse material é difícil de encontrar e tem um preço bem salgadinho. Então, fomos atrás da solução definitiva para resolver esse problema de uma vez por todas!

Vamos ensinar como transformar um feltro simples em um feltro com glitter. São duas formas simples pra você escolher: usando tinta dimensional glitter ou cola permanente mais glitter. Vamos às dicas?

2 Truques Caseiros para Impermeabilizar Tecido Gastando Pouco
Como Fazer Ponto Caseado com Aplicação de Pérolas

Como fazer feltro com glitter de forma fácil e barata

Um vídeo rápido pra você ver como fazer feltro com glitter é fácil.

1. Com tinta dimensional

Fonte: artteen

Materiais necessários

• Feltro
  • Tinta dimensional glitter 3D (não utilize a cola escolar com glitter)

Passo a passo

Passo 1. Primeiro aplique a tinta dimensional com glitter uniformemente em todo o lado direito do feltro. Use o próprio bico aplicador.

Dica: A tinta dimensional glitter cristal é uma cor curinga, fica bem para todas as cores de feltro pois tem brilhos furta-cor e fundo transparente. Ou seja, não vai modificar a cor original do feltro.

Passo 2. Espalhe a tinta glitter por todo o feltro com os próprios dedos, inclusive próximo às bordas. Não use pincel nessa etapa, pois ele pode absorver toda a tinta e ficar com as cerdas danificadas.

Passo 3. Deixe secar e use em seus trabalhos.

Confira agora o segundo método para fazer feltro com glitter.

2. Com cola permanente

Foto: Fernando Oliveira

Materiais necessários

• Cola spray permanente
  • Glitter escolar
  • Feltro

Passo a passo

Passo 1. Proteja a superfície de trabalho com um jornal ou plástico. Estique o feltro e aplique a cola spray a aproximadamente 15 centímetros de distância do feltro. Faça a aplicação no lado direito do feltro (face mais lisa).

Passo 2. Deposite o glitter sobre todas as partes que você passou cola – verifique se todas as partes receberam glitter uniformemente.

Fonte: Hello Glow

Passo 3. Para finalizar, aperte o glitter com os dedos para melhorar a aderência no feltro. Esse passo deve ser feito principalmente se você tiver usando um glitter com partículas mais grossas.

De um modo geral, quanto mais fininho for o glitter utilizado, mais delicada ficará a peça. Seguindo todas as dicas apresentadas, após a secagem do produto o feltro permanecerá com a cor inalterada e terá bastante brilho.

Tempo de secagem

Após terminar de fazer o seu feltro com glitter, seja com a primeira ou com a segunda técnica, aguarde a secagem por até 24 horas – esse tempo varia de acordo com o tipo de material utilizado e com o clima. Se preferir, use o secador para agilizar o processo.

Dica: Para saber o tempo exato de secagem, leia as orientações no rótulo do produto que você comprou.

Gostou dessa dica econômica, prática e super útil para transformar seu feltro? Curta a página da Escola de Feltro no Facebook e fique por dentro de todas as postagens exclusivas do blog, além de poder curtir e compartilhar todas elas.

Imagem de capa: ATELIÊ CLAUDIA CRESTANI

Como Tratar o Feltro Para Exterminar as Bolinhas