Como Montar um Kit de Artesanato em Feltro Básico para Iniciantes

O feltro é um material barato e resistente e para você que quer fazer artesanato em feltro, saiba que essa é uma modalidade recheada de possibilidades. Com ele você pode tanto produzir peças para sua casa, quanto para vender e tirar uma grana extra.

Existem diversos tipos de feltro para a confecção, cada um com suas particularidades e dependendo da sua escolha, você pode ter um resultado final diferente na sua peça.

Por isso é tão importante saber escolher o feltro certo, bem como os demais materiais com que deseja trabalhar. Mas quais materiais são esses?

Nesse post te mostraremos como montar um kit de artesanato em feltro, você vai ver que não precisa de muitos materiais ou investimento para começar, principalmente com as dicas ótimas que daremos aqui. Confira!

Artesanato em Feltro para Iniciantes-Guia absolutamente Completo
Escola de Feltro Vale a Pena? Descubra como Funciona o Curso Online

Montando seu kit de feltros para começar

Neste vídeo, a artesã e professora da Escola de Feltro, Lindsay Christine mostra quais materiais você precisa para começar a produzir seu artesanato em feltro.

Você vai ver que com poucos itens e sem gastar quase nada, consegue fazer peças super legais para vender, presentear ou decorar sua casa.

Feltros

Existem mais de um tipo de feltro e cada um tem suas características. Se você está começando agora, não precisa de muitas cores e estampas, o ideal é comprar pequenos recortes aos poucos, à medida que for desenvolvendo novos projetos.

Feltro liso

O feltro liso é a escolha mais comum para quem quer produzir peças artesanais, a espessura mais fina facilita a produção de peças variadas, ele pode ser encontrado em diversas cores e é ideal também para pequenos acabamentos.

Feltro mesclado

Esse tipo de feltro, é a escolha de quem deseja fazer peças ou detalhes mais rústicos, pois os tons são mais acinzentados e a espessura dele é mais grosseira, devido sua composição ser uma mistura de fibras brancas e coloridas.

Feltro com brilho

Esse tipo de feltro é ideal para decorar suas peças e fazer aquele detalhe especial.

Elo7

Feltro estampado

Seja para fazer aquela detalhe especial ou até peças infantis inteiras, o feltro estampado não pode ficar de fora do seu kit de materiais.

Linhas

Para fazer artesanato em feltro você não precisa necessariamente de muitos tipos e cores de linhas, você pode comprar esse material conforme a sua necessidade e associando as cores ao feltro que você vai utilizar, para aquela produção. Os tipo de linhas que podem ser utilizados são:

Linha de costura comum

Linha de Meada

Colas

Basicamente para fazer artesanato em feltro são necessários dois tipos de colas, que são:

Cola de silicone

Essa cola é extremamente fácil de utilizar, com ela você consegue colar pecinhas como, pérolas, miçangas, botões. Por ela ser fácil de espalhar você pode colar também superfícies maiores, como, papelão e as próprias camadas de feltro.

Cola quente

Como essa cola seca rapidamente, você consegue fazer trabalhos mais práticos com ela, no entanto, é bom tomar cuidado para colar tudo certinho e não precisar danificar a peça desprendendo uma da outra. A cola quente é ideal para colar pequenos pedaços.

Aviamentos

Os aviamentos são itens básicos para dar formatos e enfeitar suas peças, esse podem ser, pérolas, miçangas, botões, rendas, glitters, lantejoulas, argolas, tudo aquilo que você vai precisar para conferir particularidade aquilo que você está confeccionando.

Enchimentos

No artesanato em feltro o enchimento mais comum é a fibra acrílica. O tipo de enchimento que você vai escolher dependerá muito do resultado que você deseja.

Se você desejar peças bem achatadas ou mais finas é ideal usar mantas acrílicas (R1, R2 ou forrobel), você pode utilizar também, manta pack e o EVA.

Agulhas

Para costurar com feltro utiliza uma agulha comum de ponta fina do tamanho que preferir, no entanto é importante definir a numeração de acordo com o trabalho que for realizar.

Caso seja necessário um acabamento mais delicado utilize uma agulha mais fina. Caso queira uma acabamento mais evidenciado utilize uma agulha mais grossa.

Canetas

Você pode utilizar canetas comuns no feltro, no entanto para alguns trabalhos específicos é necessário outros tipos de canetas, por exemplo.

• Para marcar feltros escuros: use uma caneta com tinta branca.
  • Se quiser desenhar alguns detalhes como boquinhas, cílios e sobrancelhas: use caneta permanente.
  • A caneta fantasminha te permite riscar o feltro e apagar depois, usando alguma fonte de calor, como um secador de cabelo ou ferro de passar.

Tesouras

Esse item não tem muito mistério, você precisará somente ter duas tesouras, no mínimo, pois não é indicado utilizar a tesoura que cortamos o feltro para cortar outros materiais.

Pronto, agora que você já sabe tudo que precisa para fazer artesanato em feltro, que tal pegar algumas dicas de peças para você produzir?

Ideias de artesanato em feltro

Chaveiros

Bonecas de feltro

Enfeites maternidade

E aí, gostou das nossas dicas e inspirações e quer saber mais sobre o artesanato em feltro? Venha conhecer nosso canal no Youtube, é só clicar aqui para ter acesso a diversas dicas e tutoriais.

Conte para gente nos comentários qual inspiração mais gostou e deixe suas dúvidas, vamos adorar ajudar você a entender mais sobre esse material incrível que é o feltro.