Temas para Feltro: Domínio Público, Direitos Autorais e Outras Questões Importantes

Muitas artesãs tem dúvidas em relação as questões de domínio público e direitos autorais quando o assunto são temas para feltro.

Mas ao contrário do que muita gente pode pensar, essas questões não são tão complexas quanto parecem.

Uma forma simples para não ter problemas com direitos autorais é trabalhar com temas que estão em domínio público ou temas neutros, que não tenham nenhuma relação com personagens.

Por isso vamos te mostrar alguns temas incríveis, e muito lucrativos, que você pode fazer sem medo!

Pra começar é importante que você entenda o que são os direitos autorais e o como eles interferem na vida de quem trabalha com artesanato em feltro.

Então, anote as dicas que temos pra você.

Nichos do Artesanato em Feltro: Como Definir o Melhor pra Você?
Bonecas Humanizadas: 5 Dicas para dar Expressão Facial às suas Peças

Como funcionam os direitos autorais no feltro?

Você deve ter percebido que os temas de personagens de filmes e desenhos são muito procurados, mas grande parte deles não podem ser reproduzidos de maneira legal.

A lei dos direitos autorais tem como objetivo garantir a remuneração devida pelo esforço dos idealizadores de obras artísticas, literárias ou científicas.

Importante: a obra não precisa ser registrada para que o ter seus direitos protegidos.

Portanto, se você viu uma peça bonita e quer fazer uma igual, é importantíssimo que você tenha a autorização do criador para reproduzi-la.

como funciona direitos autorais
Curso Fazendinha | com Bianca Mendes

Isso vale tanto para uma artesã que criou um molde/apostila, quanto para os detentores dos direitos de personagens de desenhos ou filmes.

Reproduzir peças sem autorização do criador pode gerar multas e até mesmo processos judiciais.

Temos um post completo sobre direitos autorais no artesanato em feltro, clique aqui para ver.

Temas de domínio público e temas livres de direitos autorais

A boa notícia que existem vários temas livres que fazem muito sucesso no mundo do artesanato em feltro, até mesmo temas que já caíram em domínio público.

Para que um tema seja considerado livre, é preciso que tenha se passado 70 anos desde a morte do autor.

Ou seja, a partir dessa data os temas podem ser reproduzidos sem o menor problema!

Existem vários opções muito famosas, como por exemplo:

• Aladdin
  • A Princesa e o Sapo
  • A Branca de Neve e os Sete Anões
  • Sítio do Pica-Pau amarelo

Mas é muito importante lembrar que os direitos em domínio público estão relacionados as ilustrações originais das histórias, não a representação delas em novos filmes e desenhos.

Então, se você quer fazer um conjunto de peças do Aladdin, por exemplo, o correto é usar como referência as descrições do livro, e não a aparência dos personagens no filme da Disney.

Sempre que quiser iniciar um projeto novo e tiver dúvidas sobre os direitos autorais, consulte a Biblioteca Digital do Domínio Público.

Clique aqui para acessar: dominiopublico.gov.br

Temas neutros

Todos os temas livres são muito legais, mas existem temas neutros que também são incríveis e super lucrativos.

Eles trabalham temáticas neutras, que não estão ligadas à nenhum personagem ou história.

A melhor parte é que são clássicos, tradicionais e atemporais. Além de serem unissex, são muito procurados tanto para festas de meninas quanto de meninos.

Veja só!

1. Sereia / Fundo do mar

Esse é um tema que encanta a criançada e pode servir tanto para decoração de quartos, quanto para decoração de festas de aniversário.

como funciona a lei de direitos autorais
Curso Fundo do Mar – Maternidade | com Kerem Barrocal

2. Frutinhas

temas livres de direitos autorais
Curso Frutinhas | com Karen Salustiano

3. Safári

Outro tema maravilhoso e super versátil é o safári. Esses bichinhos fazem muito sucesso e são atemporais, ou seja, podem ser vendidos em qualquer época do ano.

temas dominio publico
Curso Safari Baby | com Taty Alonso
dominio publico artesanato
Curso Safari Baby | com Taty Alonso

3. Circo

temas livres direitos autorais
Curso Circo Rosa | com Taty Alonso

4. Ursinho

Esse é um tema clássico que nunca sai de moda, não importa quanto tempo passa. Muita gente adora os ursinhos! Principalmente os papais e mamães que tem filhos pequenos.

personagens sem direitos autorais
Curso Marinheiro em Feltro | com Guilherme Henrique
personagens dominio publico
Curso Festa Panda | com Sheila Rodrigues

5. Halloween

personagens de dominio publico no brasil
Curso Halloween | com Alê Cita

6. Fazendinha

Os aniversários com tema fazendinha tem sido cada vez mais frequentes, e por isso esse também é um dos temas super lucrativos que podem ser feitos.

dominio publico
direitos autorais

7. Formatura

o que sao direitos autorais
Curso Formatura em Feltro | com Larissa Amaral

8. Marinheiro

O tema marinheiro também um exemplo muito versátil e quem é usado na decoração de quarto de crianças/bebês e também na decoração de festas de aniversário.

o que é livre de direitos autorais
Curso Marinheiro em Feltro | com Guilherme Henrique

9. Natal

direitos autorais no feltro
Curso Natal Candy | com Lito Martins
dominio publico no feltro
Maratona de Natal 2023 | Escola de Feltro

10. Fadas

As fadas estão no imaginário de muitas crianças e são encantadoras. O melhor de tudo é que esse também é um tema livre atemporal!

dominio publico artesanato
Curso Fadinha em Feltro | com Lindsay Christine

11. Pedagógicos

direitos autorais artesanato
Curso Jogos Divertidos | com Tatielly Martins

Esses foram alguns exemplos de temas livres, que podem ser feitos sem se preocupar se estão em domínio público.

Portanto, priorize trabalhar com temas livres e temas neutros, eles são tão lucrativos quanto os outros.

Ficou com alguma dúvida? Pode perguntar nos comentários logo abaixo.

Escola de Feltro Vale a Pena? Descubra Como Funciona o Curso Online
Direitos Autorais no Feltro: O que Pode e o que é Proibido Fazer?