Base para Guirlanda de Feltro: Passo a Passo com Molde para Iniciantes

Quem trabalha com feltro sabe que fazer uma base para guirlanda bem feita é super importante. Afinal, esse enfeite de maternidade é um dos mais pedidos pelos clientes, não é?

A guirlanda de feltro pode ser feita com estrutura de papelão, papel e até MDF. O segredo para uma peça linda, com acabamento profissional, é a prática e algumas dicas fáceis de seguir.

Neste passo a passo você vai aprender como fazer um modelo com papel paraná bem fácil, ideal para iniciantes. Aqui você também vai poder baixar o molde de guirlanda em tamanho real, pronto para imprimir. Vamos lá?

9 Moldes de Feltro para o Natal: Baixe Gratuitamente
Artesanato em Feltro Para Iniciantes: Um Guia Absolutamente Completo

Como fazer uma base para guirlanda de feltro

O primeiro passo é imprimir o molde de guirlanda. Abaixo disponibilizamos um modelo slim do curso Passarinhos, que faz parte da Escola de Feltro. É só baixar e imprimir.

Slim quer dizer que é uma base mais achatada. Esse estilo é mais delicado e bem mais fácil de fazer.

base para guirlanda molde

Para montar a base, você deve seguir a esta ordem dos materiais:

1. Uma camada de feltro (cortada de acordo com o molde).
  2. Duas camadas de manta acrílica R2, ou outra de sua preferência.
  3. Duas camadas de papel paraná ou uma camada de papelão (cortada de acordo com o molde).
  4. Uma camada de feltro para finalizar (cortada de acordo com o molde).

A estrutura vai ficar assim:

base para guirlanda de feltro como fazer
Base da guirlanda – Escola de Feltro

Passo a passo: A base para guirlanda perfeita

Agora, vamos riscar, cortar e costurar o tecido escolhido para a guirlanda.

Essa etapa é simples. Basta riscar o molde da base para guirlanda no tecido que você escolheu para o enfeite. Faça isso duas vezes, uma para a frente e outra para o verso da guirlanda.

O pulo do gato é aplicar no tecido – antes de cortar – um pouco de termolina leitosa por toda a extensão dos riscos internos e externos. Assim, as bordas do tecido não vão desfiar quando você costurar a peça. Espere o produto secar antes de cortar o tecido.

base para guirlanda

Finalizado o corte dos dois tecidos, una avesso com avesso e costure o círculo vazado no meio. Você pode fazer o ponto caseado, fica muito bonito e delicado.

Como já aplicamos a termolina no tecido, a costura não corre risco de se desfazer. O resultado fica como na foto abaixo.

guirlanda feltro

União do tecido com a estrutura interna da guirlanda

Passe o tecido por dentro da estrutura, de forma que ele a “abrace” pela frente e no verso. Assim, todos os materiais estarão na posição correta para costurar as bordas da guirlanda.

Nesse momento, você pode ter a sensação de que o tecido está pequeno demais, mas é comum. A ideia é que ele fique bem ajustado na peça, sem formar nenhuma ruga.

Puxe as bordas com cuidado até que ele cubra toda a estrutura da peça.

guirlanda de feltro

Como costurar as bordas da guirlanda de feltro

A costura da parte externa da guirlanda também é feita com o ponto caseado. Faça isso aos poucos e com muito cuidado, sempre ajustando o tecido para que ele fique corretamente posicionado.

Cuidado! Costure apenas o tecido, e não as camadas internas da guirlanda. O acabamento vai ficar bem melhor dessa forma.

guirlanda em feltro

Sua base para guirlanda vai ficar assim!

guirlanda maternidade feltro

Finalize sua peça com estilo!

Para dar acabamento à base, é super importante incluir na peça um suporte para que ela possa ser pendurada. Você pode fazer isso com uma fita de cetim bem delicada. É a forma mais simples e barata.

Para garantir que o adereço não se solte com o tempo, finalize aplicando cola instantânea em um botão ou plaquinha por cima da fita.

guirlanda bebe feltro

Se inspire com lindas guirlandas de feltro

Confira uma seleção com as guirlandas de feltro mais lindas do mercado. Modelos em todos os estilos para você se inspirar.

Enfeites de porta maternidade

Este tipo de peça vende muito bem o ano todo. Você pode usar uma infinidade de temas para suas guirlandas de maternidade: safari, princesas, bichinhos, brinquedos, etc.

guirlanda safari feltro
guirlanda bem vindo feltro
porta maternidade feltro
guirlanda safari feltro
guirlanda maternidade feltro
guirlanda com nome em feltro

Guirlandas de profissões

Ótima ideia para presentear um amigo ou familiar. Também são peças muito buscadas no mercado. Vale a pena investir no tema.

guirlanda de profissoes
guirlanda em feltro

Guirlandas de Natal em Feltro

Os enfeites de Natal em feltro são quase obrigatórios para quem faz artesanato. Afinal, essa época do ano é a mais lucrativa. Veja quantas guirlandas lindas você pode fazer.

guirlanda de natal em feltro
artesanato em feltro
guirlanda de natal com papai noel em feltro

Enfeites de Páscoa em Feltro

A Páscoa também é um momento especial. Você pode fazer, além das lembrancinhas de feltro, muitas guirlandas lindas para vender.

guirlanda de páscoa em feltro
guirlanda de feltro fácil de fazer

Gostou das guirlandas? Você pode ter o molde de todas elas e muitas outras peças lindas. É só entrar para a Escola de Feltro. São mais de 600 aulas e moldes incríveis para você fazer e vender muito. Clique aqui e saiba mais sobre o curso. Tenho certeza que vai gostar.

E se quiser receber mais passo a passos e moldes como essa base para guirlanda, entre para nosso grupo no Telegram. Você vai ficar por dentro de todas as novidades, tutoriais, sorteios e muito mais. É só clicar aqui para entrar.

Enfeites de Maternidade em Feltro: Moldes, Técnicas e Dicas Preciosas
34 Melhores Moldes de Feltro de Todos os Tempos