Como Tirar Rugas das Peças em Feltro: Passo a Passo e Dicas Práticas

Os artesãos que trabalham com peças em feltro sabem que é muito comum o aparecimento de rugas durante os trabalhos. No entanto, além de comprometerem a qualidade e a aparência dos artigos, as rugas podem deixá-los menos firmes.

Além disso, vale dizer que quanto mais inferior se torna uma peça em feltro, menor é a chance de você conseguir vendê-la, e o pior: isso pode contribuir para que a sua imagem vá se deteriorando diante da clientela.

Por isso, pensando em te ajudar nessa questão, preparamos este conteúdo! Aqui, vamos te mostrar algumas dicas dadas pela artesã Meiri Saar, da Escola de Feltro, para que você consiga tirar as rugas das suas peças em feltro de forma bem simples. Vamos lá?

8 Tipos de Enchimento para Feltro que Você Precisa Conhecer
Tendências do Artesanato em Feltro que Você Precisa Conhecer em 2022

Passo a passo e dicas essenciais para tirar rugas de peças em feltro

No vídeo abaixo, a artesã Meiri Saar dá várias dicas e ensina algumas importantes etapas que você deve seguir para obter peças em feltro sem rugas. Confira!

Agora vamos entender melhor cada um desses passos?

1. Comece a encher a peça pelos cantos

Muitas peças precisam ser preenchidas com fibra siliconada ou manta acrílica para ficarem encorpadas, certo? Mas, se você não fizer esse enchimento de forma correta, a peça pode ficar com rugas.

Portanto, na hora de encher a peça, você precisa se atentar para que todos os seus cantinhos, por menores que esses sejam, recebam o material de enchimento.

Nesse sentido, sempre comece o enchimento pelos cantos e laterais. Somente depois vá para o centro/meio da peça.

2. Coloque a fibra ou a manta aos poucos

Ainda falando sobre o processo do enchimento, o ideal é que você coloque a fibra ou a manta pouco a pouco e não toda de uma vez. Caso contrário, você terá dificuldades de levar o enchimento até os cantos da peça.

Portanto, para que a sua peça em feltro não tenha rugas, pegue pequenas quantidades do material de enchimento e insira-as na peça aos pouquinhos.

3. Feche a peça e utilize o enchedor de plumante

Quando a peça estiver com a quantidade suficiente de enchimento, então feche-a quase que completamente com uma costura, deixando apenas uma pequena abertura.

Em seguida, utilize o enchedor de plumante, por meio dessa abertura, para garantir que todos os cantos da peça sejam preenchidos. Essa é uma forma de levar a fibra ou manta para os lugares que ainda não estão completos.

Se a peça for muito pequena e com vários detalhes, como as mãozinhas de pequenos bonecos, utilizar uma agulha de crochê pode ser uma boa opção.

4. Feche o restante da abertura

Depois que você finalizar a etapa com o enchedor de plumante ou com a agulha de crochê e perceber que a peça está suficientemente cheia, termine de fechar a parte que ainda ficou aberta. Para isso, utilize o ponto caseado.

Quando acabar, é só entrar com a agulha em algum lugar da peça e cortar o restante da linha com uma tesoura.

5. Utilize uma agulha firme para o acabamento

Pode ser que ainda tenham ficado algumas pequenas rugas na sua peça. Mas, não se desespere! Nesse caso, introduza uma agulha firme nos cantos da peça e vá puxando o enchimento para o lugar que ele precisa ir.

Essa é uma forma prática e eficiente de acabar com as rugas e garantir que a sua peça fique realmente lisinha e com um excelente acabamento.

6. Finalize com o ferro de passar

Por fim, para garantir peças em feltro perfeitas, você deverá finalizar com o ferro de passar. Mas, primeiramente, você deve verificar a temperatura do ferro. Afinal, caso ela esteja muito alta, pode grudar no feltro e estragar todo o trabalho.

Então, assim que você encontrar a temperatura ideal, passe o ferro ao redor de toda a peça, isto é, em cima da sua costura. Isso fará com que ela ceda e fique com o aspecto liso, sem rugas e a peça se torne muito mais realista.

Viu como é muito simples e prático deixar suas peças em feltro perfeitas e sem qualquer ruguinha?

E se você quiser conhecer outras importantes técnicas para deixar suas peças com a melhor qualidade para os seus clientes, é só acessar o canal da Escola de Feltro no YouTube e buscar pelos nossos cursos.

Em ambos os canais, você aprenderá a fazer diversas peças com perfeição e muita agilidade!

6 Detalhes Simples que Tornam suas Peças mais Fáceis de Vender
5 Ferramentas Online para Criar Paleta de Cores para Peças em Feltro