Manutenção de Máquina de Costura Simples de Fazer em Casa

Saber como dar uma manutenção de máquina de costura simples é essencial para quem trabalha nesse segmento. Afinal, essa é uma forma de preservá-la, mantê-la funcionando em bom estado e produzindo peças de qualidade.

Por isso, neste artigo, vamos compartilhar várias dicas simples para que você possa fazer a manutenção da sua máquina em casa mesmo, sem a necessidade de uma assistência técnica que, como sabemos, pode demorar dias ou custar muito caro.

Continue a leitura deste conteúdo sobre manutenção de máquina de costura para descobrir tudo sobre o assunto!

Máquina de Cortar Feltro a Laser Compensa? Descubra se Vale a Pena Adquirir uma!
Como Cortar Moldes de Feltro Pequenos: Passo a Passo Simples

Dicas de manutenção de máquina de costura para fazer em casa

Antes de mais nada, precisamos dizer que uma boa manutenção começa pelos cuidados diários com a sua máquina. Somente assim, você evitará que ela se danifique e tenha que ir para o conserto.

Dito isso, vamos às dicas simples e práticas que garantirão o perfeito funcionamento dessa importante ferramenta de trabalho para muitas pessoas!

1. Lubrifique a máquina de costura periodicamente

As engrenagens da máquina devem estar sempre lubrificadas para garantir que o equipamento funcione bem e não se estrague com facilidade. Afinal, quando falta óleo, ela fica lenta e barulhenta.

Nesse sentido, saiba que há algumas dicas importantes sobre esse processo que você precisa entender, como:

• Antes da lubrificação, limpe a máquina.
  • Nunca use óleo de cozinha como lubrificante.
  • Seja periódico com essa manutenção! Você pode lubrificar sua máquina 1 vez por semana, por exemplo. Tudo vai depender do uso.
  • Depois da lubrificação, sempre confira se o óleo não está saindo nas linhas ou agulha. Para isso, faça um teste com um retalho.

Aprenda como lubrificar sua máquina nesse passo a passo completo do blog Como Costurar.

2. Nunca deixe a máquina conectada à tomada

Sempre que você finalizar o seu trabalho ou quando for limpar a máquina, desligue-a da tomada. Essa é uma dica que, além de preservar o funcionamento da sua ferramenta de trabalho, também evita acidentes e ainda faz com que você economize energia.

Portanto, apesar de simples, é um hábito que pode estender a durabilidade da máquina!

3. Proteja sua máquina

Você deve proteger sempre a sua máquina de agentes externos para impedir que eles atrapalhem o funcionamento dela. Dessa forma:

• Cubra a máquina de costura com uma capa para evitar que ela pegue poeira e pelos de animais, por exemplo.
  • Nunca deixe a máquina exposta em áreas de alta umidade, com luz solar direta ou em locais que possam receber chuva.

4. Limpe a máquina diariamente

Realizar a limpeza diária do seu equipamento é essencial. Nesse sentido, o primeiro passo é desligá-la da tomada, obviamente.

Para limpar a superfície externa, use um pano macio com detergente neutro. Já para limpar a parte interna, conte com a ajuda de um pincel.

Assim, com o pincel em mãos, limpe todos os itens, como:

• Dentes da máquina
  • Peças internas
  • Discos de tensão
  • Bobinas

Após a limpeza, certifique-se de que não há fios soltos, especialmente na bobina, que possam atrapalhar de alguma forma a sua costura.

Vale dizer que o ideal é que você consiga fazer essa limpeza sempre após cada costura. Assim, você garante que não haverá o acúmulo de sujidades.

5. Utilize todos os pontos passantes da linha

Passar a linha de forma errada na máquina pode fazer com que ela embole e os fiapos entrem para as engrenagens, atrapalhando o funcionamento e aumentando as chances de danificar as peças costuradas.

Portanto, o ideal é sempre utilizar todos os passantes para reduzir as chances desse problema ocorrer.

6. Troque as agulhas com frequência

Um outro ponto importante na manutenção de máquina de costura em casa é com relação à agulha. O ideal é que elas sejam trocadas frequentemente para evitar que a costura tenha pontos falsos, finos e quebrados ou que puxe os fios do tecido costurado.

Dessa forma, o recomendado é que você realize a substituição de agulha a cada 8 horas trabalhadas ou depois de costurar tecidos mais pesados.

7. Dica bônus

E se você trabalha com o feltro, temos uma dica extra para você!

No vídeo a seguir, do canal da Escola de Feltro, você pode conferir truques e dicas simples de como costurar o feltro na máquina, de forma a preservar o seu equipamento e criar peças perfeitas! Assista-o agora mesmo!

E aí, quer ter acesso a outras dicas incríveis como essas e ainda conferir bons tutoriais para aprender a fazer peças impecáveis? Então acesse agora o canal da Escola de Feltro no YouTube!

Caneta Fantasminha: Onde Comprar e Como Usar no Feltro?
Como Riscar e Como Cortar Feltro – Dicas para Iniciantes