Caneta Fantasminha: Onde Comprar e Como Usar no Feltro?

Se você trabalha com moldes, mas nunca ouviu falar da caneta fantasminha, então sentimos em te avisar: você está perdendo a oportunidade de agilizar a produção dos seus artesanatos.

Isso porque, essa ferramenta evita que você perca tempo removendo os riscos do molde, uma vez que ela apaga com o próprio calor.

Por isso, se você não conhece a caneta fantasminha, continue a leitura deste conteúdo! Aqui, vamos compartilhar informações sobre a sua utilização e ainda daremos uma dica com as principais opções disponíveis no mercado. Vamos lá?

Porta Canetas em Feltro: Passo a Passo com Molde Grátis para Baixar
Moldes para Artesanato: 5 Dicas para Guardar e Organizar os Seus

O que é e para que serve a caneta fantasminha?

Basicamente, a caneta fantasminha ou caneta mágica é uma caneta que se apaga facilmente com o calor do ferro ou de outra fonte.

Nesse sentido, ela serve para passar moldes para o tecido e também para desenhar rosto de boneca, por exemplo. Isso porque, pode ser apagada com facilidade e, portanto, não deixa marcas no trabalho.

Como a caneta fantasminha funciona?

“Como usar e como apagar caneta fantasminha?” Se você chegou até aqui, essa pode ser a sua dúvida, não é mesmo? Afinal, se uma ferramenta contribui para a otimização dos trabalhos, naturalmente você vai querer utilizá-la o quanto antes!

Nesse sentido, saiba que é muito simples manuseá-la. Você simplesmente vai utilizá-la para a devida finalidade no seu trabalho e, no final, usará uma fonte de calor para apagá-la, que pode ser:

• Ferro de passar roupa
  • Secador de cabelo
  • Chapinha para cabelo

No caso do ferro de passar roupa e da chapinha, que têm contato direto com a peça, apenas tome cuidado para não queimar o tecido.

Muitos artesãos também gostam de utilizar o bico da pistola quente para apagar a caneta fantasminha. No entanto, nesse caso, é preciso tomar cuidado para que ele esteja limpo e não vaze. Assim, basta encostá-lo na parte que você deseja apagar.

Como utilizar a caneta fantasminha no feltro?

caneta fantasminha
Escola de Feltro | Curso de Jardim em Feltro | Artesã: Giovana Bortolucci

No feltro, o uso dessa caneta é o mesmo que relatamos anteriormente. Isso quer dizer que a caneta fantasminha apaga com ferro e todos as outras ferramentas já listadas.

Vale dizer que essa caneta para feltro é perfeita não apenas para fazer moldes, mas principalmente para marcar detalhes do rostinho dos bonecos que devem ser bordados, como olhos e boca. Assim, depois de bordar, basta apagar com uma fonte de calor.

Com isso, você garante um acabamento perfeito nas suas peças!

Como trocar o refil de caneta fantasminha?

Para tornar o consumo mais consciente, você pode simplesmente trocar o refil da caneta fantasminha ao invés de comprar sempre o suporte.

E para fazer isso é bem simples: você só precisa abrir a caneta e tirar o refil antigo. Em seguida, pegue o novo e tire a sua saliência (uma espécie de lacre) com um estilete.

Na sequência, retire a tampinha do refil e coloque-o dentro do suporte da caneta.

Caso não encaixe, você pode retirar um pedaço do topo do refil até que ele caiba dentro do suporte.

Se ficou alguma dúvida, é só conferir o vídeo do canal Casa de Noé Bonecas de Pano, que ensina perfeitamente o procedimento:

Para o refil ter uma maior durabilidade, mantenha a caneta sempre com a tampa bem fechada e na horizontal. Essa é uma forma de evitar o ressecamento da tinta.

Melhores canetas disponíveis no mercado

Agora que você já sabe como riscar feltro com a caneta fantasminha, está na hora de conhecer as melhores opções do mercado, bem como o preço médio de cada uma.

Convém mencionar que ele pode variar de loja para loja. Por isso, vamos dar apenas uma média:

E então, o que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que possa otimizar o seu trabalho depois dele.

Aproveite o momento para conhecer o canal da Escola de Feltro no YouTube para acompanhar aulas e tutoriais diversos e, assim, aprimorar o seu artesanato.

Caneta para Feltro: Qual Tipo usar para Riscar?
Porta-tesoura em Feltro: Molde + Passo a Passo