4 Formas de Pintar Feltro: Giz Pastel, Pó Mágico e Outras Opções

Saber como pintar feltro e quais materiais utilizar é uma das principais necessidades do artesão que produz peças em feltro, principalmente bonecos.

Afinal, para dar mais vida a cada peça é imprescindível utilizar materiais que permitam fazer contornos e sombreados e até mesmo criar profundidade e iluminação. Essa é uma forma, inclusive, de o seu trabalho ser mais valorizado.

Contudo, nem sempre é fácil escolher o material adequado para pintar feltro. É por isso que preparamos este conteúdo, com dicas diversas para usar o giz pastel, pó mágico e muitos outros elementos. Continue a leitura para aprender como aplicar cada um deles.

Olhos para Bonecas de Feltro: Descubra 9 Modelos para Testar
Bonecas de Feltro Humanizadas: 5 Dicas para dar Expressão Facial às suas Peças

4 Maneiras de como pintar feltro

pintar feltro
Chá das Bonecas | Escola de Feltro | Artesã: Lorena Vezzoni

Como mencionamos, vamos te mostrar os principais materiais que podem ser utilizados para pintar feltro, além de dar algumas dicas preciosas sobre a melhor forma de usar cada um. Vamos lá?

1. Giz pastel

Para começar, vamos logo falando para que serve o giz pastel?

Ele pode ser utilizado para diversas finalidades, como fazer sombreado, estampado e degradê em várias peças, como as roupinhas dos bonecos.

Porém, você deve saber que ele pode ser encontrado em duas versões: oleoso e seco.

Dito isso, vamos conhecer melhor cada uma dessas versões para aprender como usar giz pastel no feltro!

Giz pastel oleoso

Esse é um giz solúvel em óleo. Isso quer dizer que você tem duas formas de aplicá-lo: de forma direta no feltro ou diluindo-o em óleo. Nesse último caso, o ideal é utilizar um óleo pouco viscoso, como o de essência, por exemplo.

Se você for aplicar o giz diretamente no feltro, então vale dizer que, depois da aplicação, será necessário utilizar um retalho de feltro para esfumar a peça. Essa é uma forma de fazer um sombreado incrível.

Já se você preferir dilui-lo em óleo, então será preciso usar um pincel de cerdas duras. Nesse caso, umedeça o pincel em uma gota do óleo. Em seguida, passe as cerdas no giz que será utilizado e aplique o pincel no feltro.

Importante: use moderadamente o óleo para que ele não estrague as peças que tem cola.

Giz pastel seco

O giz pastel seco é solúvel em água e, por isso mesmo, possui um efeito aquarela. Dentre outras funções, ele é muito utilizado para fazer o efeito esfumado e para dar um aspecto de envelhecido à sua peça de feltro, se essa for a sua intenção.

Para utilizá-lo, o ideal é sempre diluí-lo na água, porque, se utilizado de forma direta e seca, a tinta fica fraca. Nesse caso, você deve molhar o pincel na água e passar as cerdas no giz. Em seguida, aplique no feltro.

Veja abaixo uma peça em que foi utilizado o giz pastel.

pintar feltro
Escola de Feltro | Artesã: Aline Pimentel

2. Pó mágico

Já o pó mágico para feltro é muito utilizado para fazer o “coradinho” nos bonecos, marcações e sombreado nas peças.

Antes de mais nada, é importante saber que o que vai definir o efeito que você quer imprimir na sua peça é o pincel que você vai utilizar.

Nesse caso, vale dizer que você pode apostar em pincéis de maquiagem para isso, mas que sejam de cerdas macias, para não estragar a peça.

Dá só uma olhadinha na boneca abaixo, em que foi utilizado o pó mágico para fazer detalhes. Veja como se tornou uma boneca de feltro realista!

Nesse vídeo do canal da Escola de Feltro, a artesã Lindsay Christine dá outras dicas e mostra alguns detalhes da aplicação do pó mágico:

3. Maquiagem

A maquiagem é um recurso totalmente acessível e alternativo ao pó mágico. Ou seja, blush e paleta de sombras podem cumprir a mesma função com eficácia.

No entanto, convém destacar que as sombras devem ser opacas, isto é, sem brilhos, para garantir o efeito desejado. Além disso, o ideal é que a paleta seja em tons marrons, para que você consiga fazer um bom sombreado.

4. Tinta de tecido

Por fim, uma quarta opção para pintar feltro é a tinta de tecido. Boa parte dos artesãos que utilizam esse recurso apostam na tinta na cor rosa chá para fazer o corado da bochecha das bonecas.

Já as tintas na tonalidade marrom podem ser utilizadas para fazer o sombreado.

E aqui vai uma importante dica: quando utilizar a tinta para tecido, sempre retire o excesso do pincel antes de aplicar na peça.

Esperamos que este conteúdo sobre como pintar feltro possa te ajudar a produzir peças mais bonitas e delicadas daqui para frente.

E para aprender mais truques e passo a passos, não deixe de conferir o canal da Escola de Feltro no YouTube. Lá, você assistirá a aulas e tutoriais diversos!

Caneta para Feltro: Qual Tipo usar para Riscar?
Bonecas de Feltro Humanizadas: 5 Dicas para dar Expressão Facial às suas Peças