Como Vender Artesanato pela Internet: 9 Truques para Ganhar Clientes no Instagram

Como Vender Artesanato pela Internet: 9 Truques para Ganhar Clientes no Instagram
Sorteio

Viver de artesanato é o sonho de muitas pessoas. Mas para isso é preciso ter uma agenda cheia de encomendas, não é? É aí que surge a insegurança, principalmente de quem está começando.

Para ter encomendas é preciso tornar seu trabalho conhecido, ter credibilidade e saber vender. E para isso você pode contar com o bom e velho boca a boca, as parcerias e consignações e, principalmente, com a ajuda da internet.

Todo mundo está nas redes sociais e isso é perfeito para os artesãos e artesãs. Afinal, as redes são plataformas de divulgação gratuitas e acessíveis.

Mas para saber como vender artesanato pela internet, você precisa entender a plataforma, conhecer seus clientes e divulgar bem suas peças.

Hoje vamos te ajudar com isso, falando especificamente do Instagram, uma das maiores redes sociais da atualidade. Quer saber quais são os 9 truques para tornar seu perfil mais atrativo pros clientes? Então continue lendo esse artigo, tenho certeza que todas as dicas vão ser muito úteis!

Veja também:
5 Erros que te Fazem Perder Muitas Vendas no Artesanato em Feltro
17 Temas para Festa Infantil com Feltro que Você Precisa Conhecer

1. Estude os perfis de sucesso

Com certeza você já segue várias artesãs no Instagram. Algumas são muito famosas, outras ainda estão começando a divulgar seus trabalhos, mas em todos os perfis você pode buscar inspirações para montar o seu.

Encontre referências de pessoas que vivem do artesanato em feltro ou que tenham sucesso de vendas no Instagram e entenda como a divulgação é feita por elas.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Sorteio

Busque descobrir qual é o diferencial dos perfis de sucesso; como são as fotos e vídeos publicados; qual é a abordagem usada nas legendas, etc.

como vender artesanato pela internet

Por mais que cada uma siga um estilo e tenha personalidade na interação com os seguidores, você vai ver que um perfil que vende bem no Instagram segue alguns padrões na estrutura da conta.

Um nome para o ateliê é um desses padrões. Então, pense em um nome legal que defina sua marca, e, de preferência, coloque essa marca na foto e no “@” do seu perfil.

Pense no seu perfil como uma unidade, isto é, sempre que for publicar uma foto, imagine como vai ficar o conjunto de todas as fotos, uma ao lado da outra.

Pode até parecer um detalhe bobo, mas essa harmonia deixa seu perfil mais bonito e mais profissional aos olhos do cliente.

2. Monte um perfil completo

Depois de escolher o nome do seu perfil, você deve se certificar que nele estão todas as informações necessárias para que seus seguidores possam entrar em contato com você.

O Instagram disponibiliza um espaço chamado “bio” que deve conter as seguintes informações:

  • Seu site e/ou e-mail
  • Telefone para contato
  • Por onde enviar encomendas (e-mail, whatsapp ou mensagem direta)
  • Disponibilidade de envio
  • Forma de pagamento

Além de facilitar o contato do cliente com você, essas informações vão tornar seu perfil mais confiável também. Afinal, para vender pela internet é preciso passar segurança, não é?

3. Faça vendas “pessoais”

Pacote de Guirlandas em Feltro
Sorteio

Ter uma loja online é excelente pro seu negócio, mas dê também a opção do cliente conversar diretamente com você, de preferência pelo Whatsapp.

Nesse contato mais direto você vai poder apresentar outras peças, suas promoções e condições especiais de pagamento.

Mesmo que o cliente não feche a venda no primeiro contato, essa troca de informações vai aproximá-lo de você. E sempre que essa pessoa precisar de alguma coisa, pode ter certeza que você vai ser a primeira opção.

Ter o número de celular dos seus clientes também vai facilitar a divulgação dos seus novos projetos, apostilas ou promoções.

4. Divulgue seu trabalho

A divulgação é a alma de qualquer negócio e para saber como vender artesanato pela internet você vai precisar tornar suas peças desejáveis!

O Instagram é uma rede social que valoriza a imagem, por isso o primeiro passo para uma boa divulgação é investir em boas fotos.

E para isso não é preciso ser profissional ou ter equipamentos fotográficos caríssimos. Hoje em dia todo mundo usa o celular para publicar suas fotos no Instagram, e para divulgar suas peças só é preciso tomar alguns cuidados.

como vender artesanato pela internet
Esportistas | Escola de Feltro | Artesã: Lindsay Christine

Fundo

O fundo das fotos não pode chamar mais atenção que a peça. Ele também não pode ser muito escuro ou muito estampado, então invista num tecido ou numa folha de EVA clara pra valorizar seu trabalho.

Iluminação

Pacote de Guirlandas em Feltro
Sorteio

Escolha um ambiente bem claro para fotografar suas peças. Uma sala ou quarto bem iluminado por uma janela é sempre a melhor opção.

Mas tome cuidado para não exagerar na luz. O flash, por exemplo, destaca as imperfeições da peça e não valoriza a textura do feltro.

vender artesanato em feltro
Safari Baby | Escola de Feltro | Artesã: Taty Alonso

Hashtags

Para aumentar o alcance das fotos você pode usar hashtags nas suas publicações. Elas vão te ajudar a conquistar mais seguidores no Instagram, e consequentemente seu trabalho vai ser mais conhecido.

Pesquise dentro do seu nicho quais são os termos mais pesquisados. Veja algumas opções:

#decoracaoinfantil #feltro #felt #arteemfeltro #feltrocomamor #feltromania #decoracaomaternidade #diy #feitoamao

5. Interaja com seus seguidores

Boas fotos vão aumentar seu número de seguidores, mas é preciso interagir para que eles se tornem seus clientes também.

Responda todas as perguntas nos comentários, isso vai mostrar que você está sempre de olho nas redes sociais, pronta para atender.

Mostre pros seus seguidores os bastidores do trabalho: como as peças são pensadas e produzidas, os materiais usados e até mesmo como elas são embaladas antes de chegar ao cliente.

moldes de feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro
Sorteio

Se você ainda não usa os stories, saiba que está perdendo grandes oportunidades de cativar seus clientes. Use essa ferramenta para fazer perguntas e abrir um canal de comunicação mais direto com seus seguidores.

Pode ter certeza que fazendo parte do seu dia-a-dia, eles vão se sentir mais seguros para comprar suas peças.

6. Planeje seu conteúdo

Quem trabalha com artesanato e quer vender pela internet, deve encarar o uso do Instagram de maneira profissional, afinal, ele é uma ferramenta de vendas muito eficaz.

Para organizar sua rotina e facilitar a produção do conteúdo para essa rede, procure fazer um planejamento para suas publicações. Ele pode ser semanal ou mensal, mas de qualquer forma a organização vai te ajudar muito.

Crie uma rotina, defina os dias e o conteúdo dos posts com antecedência. Por exemplo:

  • Segunda: Fotos das peças produzidas na semana anterior
  • Quarta: Bastidores da produção
  • Sexta: Promoções e/ou sorteios
  • Fim de semana: Frases inspiradoras

Existem até ferramentas gratuitas que permitem o agendamento de publicações no Instagram. Assim você já resolve essa parte num dia só e fica livre para trabalhar nas suas peças sem se preocupar com a divulgação.

7. Construa sua credibilidade

Recebeu uma mensagem legal de uma cliente satisfeita? Compartilhe com os seus seguidores! Esse retorno vai mostrar que seu trabalho é de qualidade e de confiança, e isso é muito importante para vender pelas redes sociais.

Se a cliente ficou feliz, provavelmente ela vai postar uma foto da sua peça, não é? Então aproveite para repostar no seu perfil ou nos stories.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Sorteio

Também é interessante pedir que elas marquem sua conta nas fotos para que os outros seguidores possam ver um pouco mais do seu trabalho sempre que quiserem.

8. Patrocine seus posts

Se possível, invista um pouquinho nos posts patrocinados. Com R$10 ou até R$5 é possível promover uma publicação e o alcance vai ser bem maior que o que você costuma ter.

A promoção do seu conteúdo vai fazer com que o perfil seja visto mais vezes, por pessoas que têm interesse naquele tipo de artesanato. Assim você ganha seguidores e também possíveis novos clientes.

bichinhos de feltro
Festa Panda | Escola de Feltro | Artesã: Sheilinha Rodrigues

9. Faça um atendimento de qualidade

Não adianta seguir todas as dicas que demos aqui nesse post se o seu atendimento não é de qualidade. Todo contato vem de uma pessoa interessada, e a sua simpatia pode definir uma venda.

Seja atenciosa, entenda quais são as demandas e procure apresentar várias opções para seu cliente. Envie foto de outras peças que você já fez, kits e itens que você ainda pode produzir.

É interessante mostrar pro cliente que o artesanato feito à mão é completamente original e personalizável. Ou seja, ele pode ser do jeitinho que ele quiser.

Mostre que você valoriza o contato dele e se mostre disponível para solucionar suas dúvidas. Esse atendimento de qualidade vai ser a chave para vender muito pela internet.

boneca de feltro
Tribo do Amor | Escola de Feltro | Artesã: Marcella Cruz

Nesse post nós falamos sobre o Instagram, que é uma rede incrível para se explorar. E agora você sabe como vender artesanato pela internet usando táticas simples e fáceis de aplicar.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Sorteio

O que você faz para conquistar seus clientes? Deixe um comentário e compartilhe suas dúvidas e dicas com a gente!

Veja também:
5 Dicas Preciosas para Quem Quer Viver de Artesanato em Feltro
Como Combinar Cores no Feltro: 4 Dicas Incríveis para Não Errar

Comentários

comentários

Safari em Feltro
Voltar ao Topo
10% Desconto na Escola de Feltro
27 Moldes Grátis
Não Ganhou
20% Desconto na Escola de Feltro
Não Ganhou
27 Moldes Grátis
Não Foi Dessa Vez
Sem Sorte
Promoção Roda da Sorte Escola de Feltro!
Concorra a Prêmios Incríveis da Escola de Feltro! Preencha as Informações Abaixo e Tente a Sua Sorte Agora.
Regras:
  • Somente uma tentativa por pessoa
  • Promoção válida por tempo limitado