Como fazer boneca de feltro – Passo a Passo e Molde

Ideal para produzir objetos pessoais e enfeites, que podem ser até ser transformados em fonte de renda, o feltro é um material coringa no mundo do artesanato. Isso acontece por dois motivos: pela facilidade de manuseio e pelas diversas opções de aplicação. Continue com a gente e descubra como fazer uma boneca de feltro!

Escola de Feltro

Siga nosso passo a passo e crie uma bonequinha de feltro que vai atender em cheio às suas necessidades.

Veja também…

Chaveiro de feltro em formato de ursinho

Passo a passo para fazer flores de feltro

Dicas Para Iniciantes

Para produzir a bonequinha, é importante ficar atenta aos detalhes. Utilize uma linha mais grossa para bordar partes específicas da boneca, como a boquinha, por exemplo .

Para fechar a peça, sempre utilize o ponto caseado ou pesponto. Pois, ao mesmo tempo que esses pontos garantem um bom fechamento, também proporcionam delicadeza, fazendo com que a costura fique suave e discreta.

A partir de um molde, produza a bonequinha no tamanho que desejar, basta ampliar ou reduzir o arquivo no momento da impressão. Na Escola do Feltro você encontra diversos moldes prontos para imprimir e usar.

Você pode usar alguns adereços, como rendas e miçangas, para decorar e valorizar a bonequinha. Para fazer uma sainha franzida, costure o comprimento de um retângulo com o ponto alinhavado.

Agora que você já sabe as dicas essenciais para fazer bonequinhas, confira um passo um passo super simples.

Como Fazer uma Boneca de Feltro

Materiais necessários

  • Moldes
  • Linhas de meada (nas mesmas cores do feltro)
  • Agulha de ponta fina
  • Feltro nas cores: marrom, pele, amarelo e rosa
  • Duas meias pérolas (lilás)
  • Duas miçangas (pretas)
  • Fibra para enchimento
  • Canetas para riscar o feltro
  • Tesoura
  • Cola quente
  • Tecido de algodão estampado para fazer a saia
  • Palito de churrasco

Passo a passo

1. Imprima os moldes e recorte.

Dica: Você pode usar papel simples ou um papel mais firme, do tipo cartolina. 

2. Em seguida, risque todas as peças nos feltros das cores correspondentes. Tenha bastante atenção, pois é preciso espelhar os moldes da cabeça, do corpete e do corpinho, além de riscar no lado avesso do feltro.

3. Cole um pedaço de palito ao corpinho de feltro para dar firmeza. Depois, sobreponha as peças, inclusive o corpete e os sapatinhos, e costure com o ponto caseado. Em seguida, adicione o enchimento.

Dica: Use o cabo de um pincel para empurrar a fibra para as partes mais estreitas. 

Na Escola de Feltro você tem passo a passos em vídeo, centenas de moldes e ainda desconto na compra de Feltro. Clique Aqui Para Saber Mais

4. Marque a boquinha e borde com o ponto atrás. Em seguida, feche e encha a cabeça com bastante fibra. Caseie junto à cabeça a franja e o cabelinho, formado um sanduíche. O cabelo da parte de trás deve ser costurado apenas da metade para cima.

5. Para fazer os cachinhos, enrole seis tirinhas de feltro nos palitos de madeira. Amarre as pontas com barbante e ferva durante alguns minutos.

6. Após ferver e aguardar a secagem completa, retire o feltro do palito de madeira. Os cachinhos vão ficar como os mostrados na foto. Não se esqueça de fazer as seis unidades.

Dica: Se preferir, substitua a fervura pela termolina. Aplique-a no feltro e deixe-o secar por completo antes de usar. 

7. Com a cabeça já costurada, e os cachinhos reservados, aplique as miçangas pretas para fazer os olhinhos. Para um melhor acabamento, finalize a costura na parte de trás da cabeça da boneca.

8. Com a tesoura, faça um corte na parte inferior da cabeça – como indica a foto – encaixe o corpinho e cole-o nessa abertura. Segure até fixar.

Na Escola de Feltro você tem vários outros modelos de bonequinhas. Clique Aqui Para Saber Mais

9. Passe cola quente nas laterais da cabeça da menininha e cole os seis cachinhos, três de cada lado.  

10. Produza uma sainha alinhavando um retângulo de tecido estampado. Puxe bem a linha para fazer o franzido e use alguns pinguinhos de cola para fixar a saia ao corpo da boneca.

Dica: Faça uma bainha simples antes de alinhar, assim a barra da saia não desfiará.  

 

11. Para dar um charme a mais, cole meias pérolas nas laterais dos sapatinhos.

Pronto! Sua boneca de feltro está concluída!

Fácil, não é? Conte pra gente o resultado da sua bonequinha aqui nos comentários! Ela pode ser utilizada em chaveiros, guirlandas, decoração de quartos e festas infantis, lembrancinhas e também serve para divertir as crianças durante o período de férias.

Se você se animou com essa produção, e deseja desenvolver mais peças delicadas e criativas como essa, cadastre-se na Escola de Feltro e aprenda todos os truques para se tornar um expert na arte em feltro.

Veja também…

Como fazer capa de feltro para celular

Como fazer cactos de feltro



Recomendado Para Você:

Comentários

comentários