Como Fazer Termolina Caseira: Receitas e Passo a Passo

Se você já se perguntou como fazer termolina caseira, está no lugar certo! A termolina é um produto versátil, especialmente útil para impermeabilizar feltro, tornando-o mais resistente e durável.

Ela é ideal para garantir endurecimento ao material, evitar que ele se desfie com facilidade, impermeabilização e colagem. Ou seja, essencial para quem trabalha com o feltro. E fazer a termolina em casa pode ser prático, econômico e rápido.

Neste guia, vamos mostrar receitas e o passo a passo para você criar a sua própria termolina caseira, de maneira simples e econômica.

Caneta para Feltro: Qual Tipo usar para Riscar?
Bonecas de Feltro Humanizadas: 5 Dicas para dar Expressão Facial às suas Peças

O que é termolina e para que serve?

A termolina é uma solução utilizada para selar e impermeabilizar tecidos, papéis e outros materiais, evitando que desfiem ou manchem. No artesanato em feltro, ela é indispensável para garantir que suas peças mantenham a forma e a integridade ao longo do tempo, evitando aqueles pelinhos e bolinhas incômodas.

Como fazer termolina caseira

Materiais para fazer termolina

Para fazer termolina caseira, você precisará de:

• Água: 1 parte
  • Álcool: 1 parte (pode ser álcool 46%)
  • Cola branca: 2 partes

Materiais adicionais

• Recipiente para misturar os ingredientes
  • Colher ou bastão para misturar
  • Pote com tampa para armazenar a termolina caseira

Como fazer termolina caseira passo a passo

Misturando os ingredientes

1. Preparação: Em um recipiente limpo, adicione uma parte de água e uma parte de álcool. Misture bem.
  2. Adicionando a cola: Acrescente duas partes de cola branca à mistura. Mexa até obter uma consistência homogênea.
  3. Armazenamento: Transfira a termolina caseira para um pote com tampa. Ela está pronta para uso!

Aplicações da termolina caseira no feltro

Como impermeabilizar o feltro

A termolina caseira é ideal para impermeabilizar feltro e evitar que ele fique cheio de bolinhas. Para aplicar a termolina no feltro, normalmente utiliza-se um pincel ou uma esponja, passando uma camada fina e uniforme sobre a superfície ou apenas nas bordas. Depois, é preciso deixar secar completamente antes de manusear ou utilizar em seus projetos de artesanato, o que pode levar algumas horas.

Como deixar feltro duro

como fazer termolina leitosa caseira
Curso Quiet Book A Criação | com Fernanda Golono

Além de impermeabilizar, a termolina caseira ajuda a fortalecer o feltro, evitando que desmanche ou desfaça com o tempo. Esse reforço é especialmente útil para peças de decoração, chaveiros e outros itens que demandam maior durabilidade como quiet book ou bonecos de feltro.

Como usar termolina leitosa

• Testar antes: Sempre faça um teste em uma pequena área do feltro antes de aplicar a termolina caseira em toda a peça.
  • Armazenamento: Mantenha a termolina caseira em um recipiente bem fechado para evitar que seque. O ideal é fazer uma quantidade que será utilizada logo em seguida, sem a necessidade de armazenamento.
  • Aplicação uniforme: Aplique a termolina de maneira uniforme para evitar acúmulo e manchas no feltro.

Vantagens da termolina caseira

como usar termolina no feltro
Curso Baianas em Feltro | com Karen Salustiano

Fazer termolina caseira tem várias vantagens, mas a principal é o custo reduzido. Fazer termolina em casa é muito mais econômico do que comprá-la. Além disso, existe a facilidade de aplicação. Você pode ajustar a quantidade de cada ingrediente conforme a necessidade do seu projeto de feltro, garantindo resultados perfeitos na hora de tratar o feltro.

Agora que você sabe como fazer termolina caseira, está pronto para aplicar essa técnica em seus projetos de feltro. A termolina caseira é uma alternativa prática e econômica aos produtos industrializados, permitindo que suas peças de feltro fiquem mais resistentes e duráveis.

Se você gostou deste passo a passo sobre como fazer termolina caseira, visite o canal da Escola de Feltro no YouTube e siga nossa página no Facebook para mais dicas e tutoriais incríveis!

3 Dicas para Cortar Feltro que Vão Deixar Suas Peças Mais Bonitas
Como Riscar e Como Cortar Feltro – Dicas para Iniciantes