
O ponto caseado embutido é uma técnica indispensável para quem trabalha com feltro. Ele permite unir partes como apliques, orelhinhas de bichinhos, cabelos de bonecas e outros detalhes com acabamento limpo e discreto.
Diferente do ponto caseado tradicional, que normalmente fecha peças, essa versão embutida é perfeita para aplicações e detalhes, realçando a peça sem interferir no design
Pensando nessas utilidades desse ponto, você aprenderá, passo a passo, a fazer o ponto caseado embutido. Confira como ele é bem fácil!
Veja também:
Como Fazer Ponto Caseado Passo a Passo
Artesanato em Feltro Para Iniciantes – Guia Absolutamente Completo
Como Fazer Ponto Caseado Embutido
Materiais necessários
Passo a Passo para Fazer o Ponto Caseado Embutido
Passo 1
Comece com dois nós firmes para prender a linha na peça. Para isso, insira a agulha de dentro para fora entre as duas camadas de feltro.

Passo 2
Com a linha presa, introduza a agulha novamente pelas duas camadas de feltro. Passando a agulha pela argolinha formada na linha, você estará criando o acabamento embutido desejado.

Passo 3
Continue costurando uniformemente, mantendo o mesmo espaçamento entre os pontos para um acabamento simétrico e limpo

Passo 4
Continue o caseado, repetindo os passos 2 e 3, até prender toda a peça. Ao casear a peça, tente manter o mesmo espaçamento entre os pontos. Para finalizar, dê um nó duplo na peça, assim como foi feito no passo 1.

Ao atingir o fim do caseado, faça um nó duplo como no início e esconda a linha no verso da peça para não deixar marcas visíveis
Viu só como fazer ponto caseado embutido é bem fácil? Esse tipo de ponto é bem parecido com o caseado comum não é mesmo? Apesar de ser parecido, o caseado embutido é exclusivo para fazer apliques, diferentemente do caseado comum, que geralmente é usado para fechar as peças.
Gostou dessa dica? Então curta a Página da Escola de Feltro no Facebook. Assim, você não perderá nenhum post acerca desse incrível universo do feltro.
Veja também: