Tipos de Tesoura Para Trabalhar com Feltro – Confira as Dicas

Todo tipo de artesanato requer instrumentos básicos e específicos para trabalhar. Isso faz com que você tenha menos trabalho, ganhe mais tempo, e produza peças de melhor qualidade. Hoje vamos falar sobre tipos de tesoura para você trabalhar com feltro em casa, sem grandes esforços.

Isso é importante para que você saiba qual instrumento usar de acordo com o tipo de feltro que está usando. Assim você otimiza não só o seu tempo, mas também o acabamento da suas peças. Vamos ao que interessa?

Como Dublar o Feltro – Aprenda Passo a Passo!

4 Tipos de Feltro para Artesanato: Aprenda a Escolher e Usar

Tesoura de costura

Ela possui um dos lados maiores que as lâminas, e serve para que você corte o tecido com a mão mais rente à superfície. Isso garante um corte mais preciso sem que você precise levantar, quando você está transferindo o corte do molde para o feltro, pois desliza entre as bordas sem muito esforço.

Tesoura multiuso

Se você está começando e não tem muito dinheiro para investir, aposte numa tesoura multiuso. Ela é bem mais barata e é uma ótima aliada enquanto você não pode comprar tesouras de acordo com o tipo de artesanato que produz.

Tesoura de alfaiate

São as maiores e mais pesadas. Usamos para tecidos e peças mais grossos e rústicos. Tem uma ponta mais fina e outra arredondada. A primeira abre o corte, e a segunda finaliza sem danificar o tecido.

Fonte: aliexpress

Tesoura de precisão

Bem pequena e muito afiada, a tesoura de precisão é sua melhor amiga para o corte de pequenas peças e detalhes. Ela tem lâminas curtas e bem finas, porém, seu cabo é espaçoso e confortável para manusear.

Fonte: comprartesanato

Tesoura de arremate ou pique

É uma tesoura bem pequena que tem uma mola entre as lâminas. Ela garante facilidade no corte de linhas e cantos das peças de feltro.

Fonte: mercadolivre

Abridor de Casa

Ele possui uma lâmina em uma das pontas, com a qual você pode desmanchar uma costura ou fazer casas de botão. Ela vai facilitar sua vida.

Fonte: mercadolivre

Tesoura de picotar

Serve para você fazer acabamentos que ficam expostos nas peças, com detalhes em zigue-zague ou ondas (ou os dois juntos, pois no mercado há muitas variações). É indicada para o uso em tecidos que não desfiam, como a lá e o próprio feltro.

Fonte: aliexpress

Cortador Circular

Como se fosse um estilete, só que com a lâmina redonda. É um instrumento ótimo para cortar retas grandes. É bastante usado também no patchwork.

Fonte: personalarte

Dicas preciosas

Sabe aquelas forminhas de biscoito que custam cerca de R$2 em qualquer loja de festas? Se você esquentar (segurando com alicate) uma das extremidades no fogão, consegue “carimbar” o feltro cortando da mesma forma que o cortador manual profissional. E de quebra ainda sela a peça sem deixar fiapos que podem desfiar depois, garantindo melhor acabamento.

Respeite os tipos de tesoura

Outra dica é não usar a mesma tesoura para cortar os moldes de papel e o feltro. Por isso, separe uma tesoura simples de papel para essa etapa. Isso irá garantir maior vida útil às suas tesouras.

Fonte: Curso – Escola de Feltro

Gostou de aprender mais sobre os tipos de tesoura para feltro? Então curta nossa página no facebook e não perca mais nenhum conteúdo da Escola do Feltro. Lá nós disponibilizamos tutoriais de peças fantásticas, além de moldes e dicas sobre materiais e técnicas para você aprender muito mais sem sair de casa.

Qual a Melhor Linha para Feltro? Descubra Aqui!

Como Riscar e Como Cortar Feltro – Dicas para Iniciantes