Dica de Artesanato: Como Limpar Cola Quente sem Danificar o Feltro

Você sabe que nós adoramos te dar dica de artesanato, não é verdade? Por isso no conteúdo de hoje separamos algumas que vão ser muito úteis no seu dia a dia. Vamos falar dos acidentes com a cola quente!

Ela, que é uma grande aliada na produção das peças de feltro, faz parte da rotina de muitas artesãs. No entanto, diante desse uso constante, alguns acidentes podem acontecer. Mas não é preciso se desesperar.

Para te ajudar a resolver com mais tranquilidade esses pequenos percalços, separamos boas e eficientes dicas que vão te ajudar a remover com sucesso a cola quente sem danificar o feltro. Quer ver? Então continue lendo este post!

Bonecas de Feltro Humanizadas: 5 Dicas para dar Expressão Facial às suas Peças

Guia Definitivo dos Enfeites de Maternidade em Feltro: Moldes e Técnicas

Como limpar cola quente do feltro de forma fácil

Como já falamos, às vezes, por acidente, você pode deixar cair cola quente no feltro, passá-la em excesso, ou, ainda, colar uma peça em algum espaço errado. É por isso que separamos algumas dicas para te ajudar!

Mas, antes, saiba que é sempre imprescindível aguardar a cola secar antes de começar a fazer qualquer processo de remoção. Essa é uma forma de evitar outros danos.

Agora sim vamos às dicas!

1. Utilizando a pistola de cola quente

Usar a própria pistola de cola quente pode ser uma boa opção para solucionar essas questões!

Assim, nessa primeira dica, você precisará limpar bem o bico da pistola, para não deixar nenhum resíduo de cola nela. Na sequência, com ela conectada na tomada, comece a passar o bico na cola que você deseja retirar do tecido, sem apertar o gatilho, é claro.

Essa tática funciona bem tanto para retirar a cola quanto para descolar alguma peça da outra, pois é o próprio calor da pistola que derreterá a cola que está no local errado e fará com que ela saia mais facilmente.

Ficou alguma dúvida? Então assista ao vídeo abaixo para ver o passo a passo detalhado de como remover a cola quente com a própria pistola.

2. Utilizando o congelador

O congelador também pode ser um bom aliado na hora de remover a cola quente do tecido. Mas, para utilizá-lo, é necessário que você espere que a cola quente seque primeiro.

Depois disso, basta colocar o tecido dentro do congelador e esperar uma hora. Passado esse tempo, retire o tecido e utilize uma faca para raspar a cola.

3. Utilizando a acetona

Provavelmente você tem acetona em casa, não é mesmo? Então saiba que ela também pode te ajudar a retirar a cola quente do seu feltro. Para isso, basta umedecer um pedaço de algodão com acetona e passá-lo suavemente no local que você deseja recuperar. A cola, aos poucos, dissolverá. Após retirar tudo, passe um pano úmido para remover os excessos.

4. Utilizando o secador de cabelo

O vento do seu secador de cabelo também pode ser utilizado para derreter a cola do tecido e, obviamente, auxiliar na sua remoção. Para isso, deixe o secador ligado apontado para o local. Aos poucos você verá que a cola amolecerá. Assim, utilize um pedaço de pano para retirá-la.

Em caso de peça colada em local errado, repita o mesmo processo. Porém utilize uma pinça para separar sutilmente os tecidos.

dica de artesanato como limpar cola quente

E então, viu como é fácil remover cola quente sem danificar o feltro com uma simples dica de artesanato? Agora não há mais motivos para pânico e de achar que a sua peça precisa ser descartada. Sempre há uma solução!

Não se esqueça de deixar nos comentários suas dúvidas e sugestões e conte pra nós se já conhecia algumas das nossas dicas!

Como Combinar Cores no Feltro: 4 Dicas Incríveis para Não Errar Nunca Mais
Bonecas de Feltro: 4 Dicas para Ter Peças Mais Bonitas e Lucrativas