Como Tratar o Feltro com Spray de Cabelo: Dicas e Passo a Passo

Você já deve saber que existem diversas formas de como tratar o feltro para evitar que ele fique com aquelas indesejáveis bolinhas. Inclusive, já falamos no blog da Escola de Feltro sobre algumas dessas formas, como utilizando a termolina ou a cola branca.

Mas, você sabia que também é possível fazer isso utilizando um spray de cabelo?

É isso mesmo! Você pode utilizar um spray de cabelo para impermeabilizar o feltro e garantir que as suas peças fiquem lindas e muito bem produzidas.

Por isso, para te ensinar como tratar o feltro com esse produto, separamos algumas dicas dadas pela professora e artesã Bianca Mendes, da Escola de Feltro. Você vai se surpreender com a facilidade e praticidade desse processo. Vamos conhecê-lo?

Quadrinho de Suculentas em Feltro: Passo a Passo + Molde
Como Fazer Etiqueta para Artesanato em Feltro em 2 Passos Simples

Passo a passo de como tratar o feltro com spray de cabelo

Como já falamos, o feltro se desgasta com o tempo e pode formar aquelas bolinhas que comprometem o aspecto da peça.

Para evitar esse contratempo, é necessário impermeabilizar o material. No caso do spray de cabelo, você pode fazer a impermeabilização já na peça pronta.

Sem mais delongas, agora vamos conferir o passo a passo da artesã Bianca Mendes, que ensina como tratar o feltro com esse produto. Vamos lá?

1. Pegue um spray de cabelo fixador e a peça finalizada.

2. Agite o spray e borrife-o em toda a peça.

3. Depois que você aplicar o spray na parte da frente da peça, espere secar. Quando tudo estiver seco, vire a peça para aplicar o produto na parte de trás.

E pronto! Quando o feltro secar, você perceberá que ele estará mais liso. Isso evitará o surgimento de bolinhas e aumentará a durabilidade da peça!

Viu como é muito simples?

Dicas de como tratar o feltro de forma correta

Agora que você já sabe como tratar o feltro com spray para cabelo, aqui vão algumas dicas essenciais para você não cometer nenhum erro nesse processo de impermeabilização.

1. Caso a peça em feltro seja destinada a crianças, como brinquedos pedagógicos ou capas para cadernos, o spray de cabelo não é recomendado para impermeabilização. Isso, porque ele pode possuir componentes tóxicos em sua fórmula.
  2. Durante a aplicação do spray de cabelo na peça, tome cuidado para não colocar a mão antes de secar. Isso, porque os seus dedos podem grudar na peça e, assim, estragá-la.
  3. Procure, de preferência, um spray de cabelo sem perfume. Essa opção é sempre melhor para evitar qualquer cheiro que não agrade os seus clientes.

E então, o que você achou do passo a passo de como tratar o feltro e dessas dicas imperdíveis e precisas?

Ao utilizar esse produto para impermeabilizar suas peças, com certeza você gastará muito menos tempo, uma vez que esse processo é bem rápido e a secagem é praticamente instantânea.

Para conferir muitas outras dicas que podem te ajudar a deixar suas peças mais bonitas e com maior qualidade, conheça o canal da Escola de Feltro no YouTube. Lá, você encontrará aulas e tutoriais a se perder de vista!

34 Melhores Moldes de Feltro de 2021 para Baixar
Como Montar seu Ateliê de Artesanato em um Espaço Pequeno?