Como Fazer uma Galinha de Feltro – Passo a Passo Simples

As galinhas artesanais caíram mesmo no gosto popular; e estão presentes, principalmente, na decoração da cozinha. Sabendo disso, a artesã Karina Rigueiro vai te ensinar como fazer uma galinha de feltro, que pode ser usada como enfeite ou como presente para aquela sua amiga que adora ganhar mimos artesanais.

Além de deixar a cozinha um charme, também é possível confeccionar essa belezura para vender e assim complementar a renda. Se você gostou da ideia, confira o passo a passo! Você ficará se perguntando como pode ser tão simples fazer trabalho.

Chaveiro de Unicórnio em Feltro – Passo a Passo

Como Fazer Flor de Feltro – Linda e Super Simples

Galinha de Feltro Passo a Passo

Materiais Necessários

• Moldes
  • Feltro nas cores: branco, vermelho, bege e amarelo (pode variar as cores e usar estampas)
  • Fibra siliconada
  • 1 botão decorado (na cor que desejar ou combinando com as cores do feltro)
  • Blush e aplicador
  • Contas pretas (ou tinta preta + pinta bolinhas para fazer os olhos)
  • Linhas combinando com o feltro
  • Cola quente
  • Fita xadrez de poliéster (Najar ou outra marca de sua preferência)
  • Ferramentas: agulha, alfinetes, pinça e tesouras (uma para papel e uma para feltro)

Molde Galinha de Feltro

Passo a Passo

Prepare o molde

1. Imprima os moldes no papel de sua preferência. Recorte-os.

Recorte as peças

2. Passe os riscos para o feltro e recorte todas as partes necessárias para montar a galinha. Não se esqueça de duplicar o corpinho e a crista, só que riscando no feltro de forma espelhada.

Dica: Sempre que possível, risque do lado avesso do feltro, que é aquela parte mais áspera.

galinha de feltro - passo 1

Costure

3. Comece costurando o botão centralizado no recorte de coração.

4. Em seguida, escolha umas das partes de feltro bege para ser a frente da galinha. Com o pesponto, aplique o coração sobre ela, na posição que ficaria a asa da galinha.

5. Una as duas faces da crista com o ponto caseado, mas deixe a parte inferior aberta.

6. Posicione o recorte de feltro branco (pescoço e face) sobre a frente da galinha. Coloque-o bem próximo à ponta superior e costure com o pesponto apenas a parte arredonda.

Monte a galinha

7. Usando alfinetes, monte a galinha. Não se esqueça de posicionar o fundo.

Dica: Caso queira que os dois lados da galinha fiquem iguais, basta repetir no feltro do verso os mesmos passos feitos anteriormente.

8. Com a galinha montada, mas ainda sem costura, cole as fitas na ponta livre da galinha (dobre-as para formar a calda).

Feche e coloque o enchimento

9. Faça a costura do corpinho da galinha com o pesponto. Deixe uma abertura para colocar a fibra.

Dica: Você pode fazer a costura normalmente sobre todos os itens.

galinha de feltro - fechamento com pesponto

10. Com auxílio de uma pinça, ou de um cabo de pincel, empurre a fibra para todos os cantinhos. Coloque  enchimento até que a peça fique bem fofinha.

11. Faça o arremate e aperte a galinha para que a fibra fique distribuída.

galinha com enchimento

Você está prestes a concluir sua galinha de feltro, faltam apenas alguns detalhes de acabamento.

12. Agora, marque uma bolinha com a tinta para tecido preta ou com caneta para tecido.

Dica: Se preferir, substitua a tinta por contas pretas.

galinha artesanal em feltro finalizada
Galinha finalizada

13. E para dar um toque final, passe um pouquinho de blush (do tom que você tiver em casa) para marcar as bochechas da galinha.

A galinha de feltro ficou muito linda, não é mesmo? Mas espere aí, porque temos uma dica muito especial.

Se você tem vontade de aprender a fazer mais peças tão lindas quanto essa, então quer dizer que está na hora de se cadastrar na Escola de Feltro. Faça a sua inscrição hoje mesmo e aproveite os 7 dias de acesso gratuito. Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários.

Fotos e projeto: Karina Rigueiro

Como Fazer Galinha de Tecido – Passo a Passo Simples