Como Personalizar Mochila com Feltro: Passo a Passo Completo

Com o clima de volta às aulas, a criançada fica ansiosa para exibir materiais novos para os amigos na escola, não é mesmo? Mas não é segredo para ninguém que os materiais escolares, principalmente os de personagens famosos, podem ser bem caros no mercado.

Pensando nisso, fizemos este post para mostrar uma alternativa bem mais em conta e que vai deixar as crianças igualmente felizes: personalizar mochilas com feltro!

Além de economizar na hora de comprar os materiais, a reutilização da mochila antiga impede que mais um material vá para o lixo, ajudando o meio ambiente. E a criança ainda vai ter um material único e exclusivo com o desenho ou estampa que ela quiser!

Cores 2024: Saiba Quais Tons Serão Tendência Neste Ano
Como Fazer Ponto Chuleado: Passo a Passo Completo

Como customizar mochila infantil?

Materiais necessários

• Papel e lápis para fazer o molde da mochila de monstro
  • Feltro nas cores amarelo, branco, preto e verde
  • Agulha e linha de costura nas cores correspondentes
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Mochila básica

Mochila passo a passo com molde

mochila de feltro

1. Faça o molde para mochila

Para fazer o molde de monstro, desenhe numa folha A4:

• Um círculo grande, um médio e um pequeno para fazer o olho
  • Um triângulo de ponta arredondada, para os chifres
  • Quatro triângulos de tamanhos variados para os dentes

2. Recorte as peças em feltro

Corte cada peça em sua respectiva cor de feltro. Para os dentes, recorte duas peças de cada. Para os chifres, quatro peças.

customizar mochila

3. Faça o olho do monstro

Junte as peças do olho com alfinetes, deixando a peça maior por baixo, a amarela no meio e a preta em cima, e alinhave tudo. Faça também um pequeno círculo branco e costure, para fazer o brilho do olho.

4. Monte os dentes

Una as duas peças de cada dente com alfinete, posicionando-as corretamente, e alinhave. Deixe a parte de cima de cada peça aberta, vamos costurá-los na mochila depois.

personalizar mochila

5. Confeccione os chifres

Para fazer os chifres, junte pares de feltro com alfinetes e alinhave, deixando uma borda de 0,5cm em baixo — vamos usar esta borda para costurar o chifre em pé na mochila. Coloque os dois chifres virados para dentro, como na imagem.

como personalizar mochila

6. Alinhave todas as peças na mochila

Para costurar o chifre na mochila, abra a base da peça e costure a frente e a parte da trás no topo da bolsa. Este apoio vai dar sustentação para os chifres ficarem de pé! Alinhave os olhos no alto da mochila e os dentes no bolsinho da frente, como se estivessem saindo do zíper.

como personalizar mochila escolar
Imagens: LiaGriffith

7. Está pronta a sua mochila de monstro de feltro!

O monstrinho está pronto para guardar os materiais das crianças e ir para a escola!

como personalizar mochila com feltro
Imagens: LiaGriffith

Esta foi apenas uma das várias possibilidades de como customizar mochila infantil em casa. Você pode usar, além do feltro, rendas, fitas, cetim, tecidos estampados, miçangas e pérolas, fuxico e o que mais estiver disponível em casa, para dar uma cara especial para aquela mochila velha.

Deixe nos comentários como ficou a sua mochila customizada!

12 Tendências para o Artesanato em Feltro para 2024
Como Riscar e Como Cortar Feltro – Dicas para Iniciantes