3 Truques para Dobrar seu Lucro Vendendo Enfeites de Natal

3 Truques para Dobrar seu  Lucro Vendendo Enfeites de Natal

Vender muito é sempre o objetivo de quem sonha em viver de artesanato em feltro, não é?

Mas as artesãs que vivem exclusivamente do feltro não só vendem muitas peças, elas vendem mais para cada cliente, aumentando a margem de lucro por encomenda.

Vender peças baratas e menores também é importante, é claro. Mas as vendas maiores garantem mais dinheiro sobrando no seu bolso no fim do mês.

Além disso, também entram nessa questão a precificação das peças, o uso de materiais mais em conta, e outros pontos que você vai ler ao longo do post.

Mas a verdade é que quanto mais lucro, mais investimento você poderá fazer na sua carreira. E assim fica mais fácil crescer no mercado e conquistar ainda mais clientes.

E não existe melhor época no ano do que o Natal para testar algumas técnicas que vão aumentar o seu rendimento.

É neste período que os artesãos recebem mais encomendas, por isso listamos 3 truques incríveis que vão te ajudar a dobrar seu lucro com enfeites de Natal neste fim de ano.

Aproveite as dicas!

Enfeites de Natal em Feltro: As Maiores Tendências de 2020 para Vender
9 Moldes de Feltro para o Natal: Baixe Gratuitamente

1º Truque: Use técnicas simples e materiais mais baratos

Sem dúvidas economizar na produção vai te ajudar a ter mais lucro no fim de uma venda.

E você pode fazer isso de várias maneiras, começando pelas técnicas usadas para criar uma peça.

A ideia é economizar tempo, por isso, estude formas mais simples para substituir os processos mais demorados, com o caseado por exemplo.

Costurar na máquina não vai comprometer no visual nem na qualidade do produto. Você vai economizar um bom tempo e pode fazer até 3 peças no período em que normalmente faria uma só.

Mas se você acha que a costura à mão é o grande diferencial do seu artesanato, não tem problema. Você pode apenas substituir o caseado comum pelo ponto chuleado, que é mais mais fácil e rápido de fazer.

Materiais

Outro truque bem legal é mudar o tipo de enchimento em determinados enfeites de Natal. Isso porque preencher o feltro com fibra leva tempo e ainda gasta muito material, dependendo do tamanho da peça.

Ao invés de fazer todos os seus enfeites 3D, com fibra de silicone, experimente a técnica achatadinha (também conhecida como slim).

O resultado é uma peça igualmente linda, mais leve para enviar ao cliente e muito mais barata pra você.

enfeites de natal para porta

2º Truque: Ofereça mais de uma opção ao cliente

Como já foi dito no início deste post, vender muitas peças não é necessariamente garantia de que você terá lucro com elas.

Principalmente agora no fim do ano, é comum que os clientes te procurem em busca de pequenos enfeites para decorar a casa no Natal: pingentes pra árvore, enfeites de porta, utilitários temáticos e por aí vai.

Acontece que muitas vezes essas peças podem te deixar no prejuízo, caso você abaixe o preço pra vender mais.

Por isso, é válido usar algumas estratégias para aumentar a margem de lucro nesse tipo de encomenda.

Venda cruzada

A venda cruzada é uma estratégia de venda que consiste em sugerir produtos complementares a partir de uma primeira compra.

Por exemplo, se seu cliente se interessou por um kit de pingentes pra árvore, ofereça para ele também um porta-panetone ou uma guirlanda de Natal.

Assim, você aumenta o valor da compra e aproveita um público que já conhece/gosta do seu trabalho.

Esse truque pode ser usado de várias maneiras, tudo depende do cliente e do que ele procura.

Além de enfeites de Natal complementares, você também pode oferecer outros modelos que você faz, como enfeites de maternidade, peças educativas, ou utilitários em feltro.

Uma pessoa que inicialmente buscava apenas um item decorativo, pode acabar levando vários presentes de Natal no pacote.

Aprenda como fazer as peças de Natal da Escola de Feltro.
Se inscreva no curso AQUI e libere acesso a todas as aulas e moldes agora mesmo!

3º Truque: Recupere clientes antigos

Uma prática que gera bons resultados (e, consequentemente, mais lucro) é recuperar seus clientes antigos.

Provavelmente você tem vários contatos de pessoas que já encomendaram alguma peça ou pelo menos se interessaram por isso.

Essa informação é muito útil e você pode usá-la para lotar sua agenda neste fim de ano.

Retomar uma venda perdida ou vender para clientes do passado pode ser mais simples do que você pensa. E aqui vão algumas dicas práticas para fazer isso:

• faça um levantamento de todos os seus clientes (ativos e inativos);
  • liste a data do último contato/compra de cada um;
  • anote quais produtos compraram e qual é a média deles.

Esses dados serão essenciais para oferecer produtos compatíveis com o cliente, e isso vai te ajudar a ter bons resultados nesse processo.

Com as informações em mãos, inicie uma conversa por Whatsapp, Instagram ou Facebook.

Aproveite a oportunidade para mostrar as novidades do seu ateliê, envie fotos, compartilhe as promoções, deixe claro que você lembra do cliente e que tem algo especial para ele.

Não tenha vergonha de oferecer suas peças, afinal, nesta época do ano todo mundo quer deixar a casa mais bonita ou presentear um ente querido.

Com certeza você não vai se arrepender!

enfeites de natal árvore feltro

O que achou das dicas pra vender mais neste Natal? Conta pra gente aqui nos comentários!

5 Dicas Incríveis para Ganhar Dinheiro com Enfeites de Natal em Feltro
Pingentes de Natal em Feltro – Passo a Passo com Moldes