Capa para Caderneta de Vacinação em Feltro: Passo a Passo Detalhado

Produzir uma capa para caderneta de vacinação em feltro pode ser uma ótima forma de deixar esse item estiloso, organizado e ainda mais especial, sobretudo nesses tempos pandêmicos.

Afinal, os papais e as mamães de plantão com certeza estão ansiosos para colocar em dia a caderneta dos filhos com a vacina da Covid-19, não é mesmo?

Por isso, considerando esse momento histórico, além da importância de sempre manter o calendário de vacinação da criançada em dia, vamos ensinar como fazer uma capa para caderneta de vacinação com nome e boneco(a).

Continue conosco para aprender!

34 Melhores Moldes de Feltro de 2021 para Baixar
Como Fazer Marca Página de Feltro: Passo a Passo com Molde

Como fazer capa para caderneta de vacinação de tecido e feltro: passo a passo completo

Para acompanhar o passo a passo de capa para caderneta de vacinação, que faz parte do curso “Caderneta de Vacinação”, da artesã Lorena Mendes, você vai precisar de:

• Feltro nas cores e estampas escolhidas por você
  • Forrobel e manta R1
  • Termocolante e entretela
  • 2 tecidos
  • Régua quadriculada e fita métrica
  • Cola de silicone e cola universal
  • Termolina leitosa
  • Fita de cetim
  • Linhas de costura e linhas de meada para bordar
  • Tinta de tecido rosa e pincel
  • Agulhas e alfinetes
  • Meias pérolas pretas (6mm)
  • Cortador circular, tesoura e estilete
  • Bastidor
  • Ferro de passar
  • Canetas

Montagem inicial da capa de caderneta

O tecido utilizado na capa é de algodão e ele tem que ser entretelado para ficar mais resistente.

Além disso, você precisa de dois tecidos do mesmo tamanho (33cm x 23cm): um será a capa e o outro a parte interna.

1. Você também precisa cortar no tecido:
  • Duas abas internas de 10cm x 23cm cada
  • Um bolsinho de 10cm x 11cm
  • Uma aba pequena para tampar o local do elástico de 3,5cm x 3cm.

2. Já a manta que será colocada por dentro da caderneta precisa ter 21cm x 31cm.

3. Assim, dobre 0,5cm de cada lado da aba pequena e cole com a cola de silicone essas laterais. Em seguida: corte na diagonal os quatro cantinhos, dobre as partes superiores e inferiores da aba e cole. Ela deve ficar assim:

4. Passe a cola de silicone na borda da manta e cole-a no tecido da capa da caderneta. Depois, passe o ferro por cima do tecido para alinhar.

5. Coloque o tecido do interior da capa sobre a manta (como se fosse um sanduíche) e cole a borda dele na borda do tecido da frente. Ficará assim:

Abas internas

1. Aplique a cola de silicone na borda superior do bolso e dobre-a.

2. Aplique a cola de silicone nas duas bordas laterais do bolso e na borda inferior. Cole-a em uma das abas internas. Lembre-se de deixar a parte superior aberta, pois é assim que formará o bolso.

3. Agora, com a cola de silicone, cole o viés nas duas abas internas. Lembre-se de dobrá-lo ao meio na vertical antes de colá-lo para que ele fique igual tanto na frente como no verso da aba.

4. Coloque prendedores para firmar o viés até que ele seque por completo. Depois é só passar o ferro por cima.

Atenção: o viés da aba com bolso deve ficar do lado direito. E o viés da aba sem bolso, do lado esquerdo.

Elástico e fitinha

1. Encontre o meio da caderneta e marque, pois é onde você colocará o botão com alcinha e o elástico. O elástico deve ter 11cm.

2. Com uma costura, pregue o botão na parte da frente da capa da caderneta.

3. Na parte de trás da capa, costure o elástico.

4. Na parte interna da caderneta, cole as abas em cada lateral. Passe a cola de silicone nas bordas das abas para isso. Apenas não cole as bordas que tem o viés, pois essas serão as aberturas da caderneta para colocar o cartão de vacinação.

5. Cole a ponta superior da fita de cetim que tem a estrela próximo ao meio da caderneta.

6. Passe e cole o viés ao redor de toda a capa. Utilize prendedores para firmar a colagem. Lembre-se de dobrar os cantinhos para fazer um acabamento bonito. Deixe secar e depois passe o ferro para finalizar.

7. Cole aquela aba bem pequena que fizemos para tampar a costura do elástico. Passe o ferro para finalizar.

E pronto, sua capa para caderneta de vacinação em feltro está pronta e linda! Viu como foi fácil?

Quer ver o passo a passo completo e baixar os moldes?

Esse passo a passo que disponibilizamos gratuitamente para você é do curso “Caderneta de Vacinação”, da Escola de Feltro, ministrado pela artesã Lorena Mendes.

Para obter os moldes fofos para enfeitar a capa e ainda descobrir como costurar essa peça na máquina de costura, é só acessar o curso na Escola de Feltro

E para acompanhar outros tutoriais tão incríveis como esse, se inscreva no canal da Escola de Feltro no YouTube e não perca um detalhe sequer!

4 Moldes de Feltro de Materiais para Volta às Aulas
Como Aplicar Olhos Resinados em Bonecos de Feltro: Passo a Passo Simples