10 Melhores Dicas para Vender Artesanato em Feltro no Instagram

Vender artesanato nas redes sociais pode ser um desafio para muitos artesãos que trabalham com o feltro. Isso porque essas mídias, a exemplo do Instagram, exigem algumas técnicas específicas para garantir a eficácia das vendas.

No entanto, se você é artesão, saiba que é preciso superar esses desafios para poder ingressar com sucesso no mundo virtual, uma vez que as redes permitem que o seu negócio alcance muito mais pessoas e, assim, aumente o seu faturamento.

Pensando em te ajudar, preparamos este conteúdo para responder às dúvidas mais comuns, por exemplo: “Como faço para vender artesanato no Instagram?” e “Como divulgar o artesanato nas redes sociais?”.

Portanto, continue a leitura e encontre dicas preciosas e simples para vender artesanato corretamente no Instagram e aumentar a sua renda!

Fotografia para Artesanato: 3 Passos para Valorizar suas Peças e Vender Mais
5 Erros que Todo Iniciante no Artesanato em Feltro Comete

Como vender artesanato na internet? Descubra como aumentar suas vendas no Instagram

1. Crie uma conta comercial

O primeiro passo para quem quer aumentar as vendas de artesanato na Internet é criar uma conta comercial no Instagram ou transformar o seu perfil pessoal em um comercial.

Isso porque a conta comercial oferece recursos diversos para garantir uma estrutura e um impulsionamento maior do seu negócio no ambiente digital, como funções de anúncio, loja no Instagram Shopping, análise de dados, entre outros.

2. Crie uma loja no Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma funcionalidade que permite etiquetar os seus artesanatos em fotos no feed. Assim, além dos preços dos produtos, essa etiqueta conta com um link que redireciona o usuário para as páginas do artigo que está com a tag.

Isso, obviamente, contribui para aumentar as vendas, pois conta com uma boa visibilidade e torna o processo mais intuitivo para o cliente realizar a sua compra.

3. Mantenha uma frequência nas postagens

É muito importante que você mantenha uma frequência de publicação para garantir sua presença online. Isso não significa que você deve postar todos os dias, mas também não pode postar apenas uma vez ou outra.

Ou seja, você precisa criar um cronograma de dias e horários para conseguir manter uma boa frequência e despertar o engajamento do público nas redes.

4. Publique fotos de qualidade

Todas as fotos que você postar devem ser de qualidade e precisam valorizar o seu artesanato. Essa é uma forma de chamar a atenção dos usuários do Instagram e mostrar para eles o porquê vale a pena adquirir o seu produto.

Para conseguir tirar boas fotos, você precisa se atentar para algumas questões, como iluminação, enquadramento, fundo, entre outros.

Escola de Feltro | Curso Abelhinha | Artesã: Bianca Mendes

No vídeo abaixo, a artesã Juliana Gordilho ensina algumas dicas de como fotografar da melhor forma o seu artesanato.

5. Escreva boas legendas

As legendas também devem ser interessantes, chamativas e descrever muito bem e com precisão o artesanato que está sendo vendido.

Portanto, além de falar claramente do seu produto, aproveite o espaço para colocar o preço, usar hashtags, inserir frases que incentivem o usuário a realizar a compra e colocar links que possam ser importantes.

6. Faça promoções e sorteios

Para bombar no Instagram também é interessante investir em promoções e sorteios para aumentar o número de seguidores e converter mais vendas.

Para isso, você pode, por exemplo, oferecer duas peças pelo preço de uma ou fazer sorteios em datas especiais, como Dia dos Pais e Natal. Mas é importante deixar as regras bem claras na publicação para evitar qualquer tipo de problema.

vender artesanato no instagram
Escola de Feltro | Curso Piratas | Artesão: Guilherme Henrique

7. Interaja com os seguidores

Outra dica super valiosa para vender artesanato no Instagram é sempre interagir com os seus seguidores. Para isso, responda aos comentários dos usuários nas suas postagens e curta alguns posts deles.

Essa é uma forma de você mostrar que é um profissional atencioso e, assim, aumentar o engajamento e o interesse das pessoas em comprarem de você.

8. Ofereça um bom atendimento no direct

E por falar em dar atenção para o cliente, também é necessário que você responda com cordialidade a todos os directs que receber.

Por mais que você ache que um determinado seguidor não vai realizar uma compra imediata, é importante que você se mostre solícito para responder todas as suas dúvidas. Isso pode gerar satisfação e a recomendação do seu negócio.

9. Publique dicas interessantes

Além de publicar fotos de artesanato para venda, também é importante que você publique outros conteúdos variados para tornar o seu perfil mais interessante. Assim, uma boa ideia é fazer postagens com dicas.

Nesse caso, você pode dar dicas de como usar determinado artesanato, como manter a sua durabilidade por mais tempo, como decorar a casa com a peça, entre outras ideias.

10. Mantenha o seu perfil organizado

E aqui vai uma última dica: mantenha sempre o seu perfil organizado. Como você já sabe, o Instagram é uma rede social completamente visual.

Portanto, deixar o feed organizado e visualmente atrativo, pode contribuir para aumentar o número de seguidores e de usuários que se interessem pelo seu perfil.

E aí, quer conhecer outras dicas e aprender como criar peças incríveis para vender artesanato em feltro? Então conheça o canal da Escola de Feltro no YouTube para assistir aulas e tutoriais!

Por que não Consigo Vender? 6 Ideias Criativas para Aumentar suas Vendas
8 Ideias de Cenários para Fotos que Valorizam seu Artesanato