Círculo Cromático: O Que é, Para que Serve e Como Usar no Feltro?

Se você está iniciando no mundo do artesanato em feltro, então precisa saber da importância do círculo cromático para os seus trabalhos.

Isso porque, essa ferramenta é super útil na hora de ajudar a escolher uma combinação de cores harmoniosas para suas peças. Dessa forma, você consegue garantir artesanatos atraentes para os seus clientes.

Pensando nisso, preparamos este guia completo sobre círculo cromático para você saber como usar e aplicá-lo nos seus trabalhos. Confira!

Frutas de Feltro: 37 Ideias e Dicas para Fazer
Como Combinar Cores no Feltro: 4 Dicas Incríveis para Não Errar Nunca Mais

O que é círculo cromático?

O círculo cromático é uma representação gráfica das cores organizadas em um círculo. Sua finalidade é mostrar a relação entre as cores primárias, secundárias e terciárias e permitir a elaboração de projetos harmônicos.

Ele costuma ser dividido em 12 partes, sendo que cada uma é representada por uma cor:

• Três cores primárias: amarelo, vermelho e azul.
  • Três cores secundárias: é a mistura de duas cores primárias.
  • Seis cores terciárias: é a mistura das cores secundárias.

Convém mencionar que, a partir dessas 12 cores, uma infinidade de tons pode ser criada.

Para que serve essa ferramenta?

como usar o circulo cromatico
Curso Natal Candy | com Lito Martins

Como já mencionamos, a finalidade do círculo cromático é permitir que profissionais que trabalham com as cores, como os artesãos e os arquitetos, escolham de forma assertiva os tons que serão utilizados em seus trabalhos.

Isso acontece porque, por meio dessa ferramenta de paleta de cores, é possível visualizar de forma mais precisa quais são as combinações ideais para criar um projeto, uma vez que se compreende como as cores interagem umas com as outras.

No caso do artesanato, especificamente, o círculo de cores permite que você defina uma paleta de cores para uma única peça ou para uma coleção inteira, principalmente em datas comemorativas, como o Natal (exemplo na imagem anterior).

Dessa forma, evita-se que uma peça artesanal fique poluída visualmente e seja pouco atrativa para os clientes.

Círculo cromático: combinações em feltro

como combinar cores no feltro
Curso Halloween | com Alê Cita

Sabemos que não é tão simples combinar cores no feltro. Esse é, inclusive, um dos maiores desafios para muitos artesãos.

No entanto, como geralmente são peças utilizadas para decoração, então, mais do que nunca, é essencial que haja uma combinação positiva.

A boa notícia é que já existem algumas combinações prontas, como a paleta candy color e a paleta neon, respectivamente apresentadas nas imagens abaixo:

E para descobrir outras combinações para os seus trabalhos em feltro, utilize o círculo cromático no feltro. Com certeza você conseguirá criar peças incríveis!

Como funciona o círculo das cores?

o que é circulo das cores
Curso Fundo do Mar | com Kerem Barrocal

Já falamos muito sobre o círculo cromático, mas ainda não explicamos exatamente como ele pode funcionar e ser aplicado ao seu trabalho.

Nesse sentido, é preciso saber que o seu funcionamento se dá a partir das combinações que podemos fazer entre as cores presentes nele, sendo elas:

Combinações com cores complementares

São as cores em posições opostas no círculo cromático. Elas criam equilíbrio e contraste em seu artesanato. Além disso, proporcionam uma peça com cores vivas.

Exemplo: verde e vermelho; azul e laranja.

Combinações com cores decompostas

A ideia é similar à combinação anterior, a diferença é que aqui são utilizadas três cores opostas. Para isso, utiliza-se um triângulo. Ela cria um efeito de alto contraste, mas sem deixar de lado a harmonia dos tons.

Exemplo: amarelo, laranja e azul escuro; azul claro, verde e vermelho.

Combinações com cores análogas

Já essa combinação, utiliza-se das cores que aparecem uma do lado da outra no círculo. Dão uma ideia de uniformidade à peça, uma vez que possuem a mesma cor de origem.

Exemplo: amarelo escuro, laranja claro e laranja escuro.

Combinações com cores acromáticas

Por fim, temos a combinação de cores neutras: branco, preto, cinza e marfim. Elas são utilizadas em peças que têm como finalidade transmitir discrição e neutralidade.

Círculo cromático: como usar?

como usar o circulo das cores
Curso Natal Candy | com Lito Martins

Agora que você já sabe tudo sobre o círculo cromático, é hora de aprender a usá-lo!

Para isso, você pode conferir este vídeo, do canal Maximus Tecido, que ensina na prática como usar o círculo das cores nos seus trabalhos.

Como criar o seu círculo cromático + modelos para baixar grátis

circulo cromatico em feltro
Curso Natal Candy | com Lito Martins

Para ter o seu círculo cromático, você tem basicamente duas opções: comprá-lo pronto em papelarias ou criar o seu próprio. Nesse último caso, você vai precisar baixar um modelo de círculo e pintá-lo.

Portanto, a seguir, trouxemos dois modelos diferentes de círculos cromáticos já com as indicações de como você deve prosseguir para pintá-los. Escolha o seu e baixe gratuitamente!

Modelo 1

circulo de cores

Modelo 2

circulo cromatico cores
circulo das cores
disco cromatico
círculo monocromático

E então, o que você achou deste artigo sobre círculo cromático? Esperamos que ele possa te ajudar a criar peças e coleções em feltro ainda mais harmoniosas para que você venda muito durante todo o ano!

Aproveite o momento também para conhecer o canal da Escola de Feltro para assistir a aulas e tutoriais diversos que, com certeza, te inspirarão na produção dos seus artigos!

Máquina de Cortar Feltro a Laser Compensa? Descubra se Vale a Pena Adquirir uma!
Como Cortar Moldes de Feltro Pequenos: Passo a Passo Simples