10 Modelos de Sapatinhos de Bebê em Feltro Para Fazer em Casa

Os sapatinhos de bebê geralmente são as primeiras peças a serem compradas para anunciar a chegada de um novo integrante na família. E como o conforto é a palavra de ordem nesse universo, nada mais justo do que serem feitos de um material maleável e suave ao toque. Sabia que o feltro é um material que oferece tudo isso?

Os sapatinhos de feltro são feitos à mão e demandam pouquíssimos materiais. Além disso, não é preciso ter qualquer tipo de experiência para dar vida às primeiras peças. A princípio, você só precisa conhecer os principais pontos usados no feltro, como o caseado, e ter os moldes certos (ou as medidas corretas para fazer o seu próprio molde).

Pensando no quanto esse artesanato é requisitado, vamos ensinar como fazer um sapatinho básico, que serve para meninos e meninas, e revelar como você pode aprender a fazer mais 10 modelos lindos sem precisar sair de casa. Se você se interesse por essas fofurices, continue com a gente e confira mais detalhes!

Veja também:

Chaveiro de Feltro – 10 Ideias e Moldes Para Você Fazer

Anjinho de Feltro com Passo a Passo – Baixe o Molde Grátis!

7 Dicas Importantes Para Fazer Sapatinhos de Feltro

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

Dica 1

Na hora de produzir os sapatinhos de bebê, evite aplicar detalhes pequenos que podem se soltar facilmente e serem engolidos, como é o caso de miçangas, strass e botões. Algumas aplicações podem ser feitas em feltro e tecido.

Dica 2

Já os olhinhos (e outros detalhes do rostinho) podem ser feitos com caneta para feltro ou podem ser bordados à mão. Como essas peças são destinadas aos pequenos, prefira costurar ao invés de colar. Esse cuidado evita que as peças se soltem com o passar do tempo e garante muito mais segurança para os bebês. Afinal, eles costumam levar tudo à boca, não é mesmo?

Dica 3

Para deixar os sapatinhos melhor estruturados, prefira trabalhar com pelo menos duas camadas de feltro – geralmente não é necessário fazer a dublagem do feltro.

Dica 4

O uso da manta acrílica é totalmente opcional e depende do modelo de sapato que você estiver fazendo. Esse material vai deixar o sapatinho mais gordinho e aquecerá ainda mais os pezinhos dos pequenos.

Dica 5

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Evite deixar costuras aparentes por dentro da peça. Além de comprometer o acabamento, a linha pode acabar incomodando os pezinhos do bebê.

Dica 6

Para cada tamanho e modelo de sapato, utilize um molde diferente. Na Escola de Feltro você encontra moldes de sapatinhos para bebê de diferentes modelos e tamanhos, prontos para baixar e usar.

Dica 7

Os sapatinhos de bebê dificilmente vão ficar sujos. Afinal, os bebês pequenos geralmente só ficam no colo. Mas, caso você queira dar uma proteção extra às suas peças, impermeabilize o feltro utilizado na parte externa com a termolina leitosa (que pode ser a comprada ou a caseira).

Agora que você já sabe todos os cuidados que deve tomar para a segurança dos pequenos, confira um passo a passo!

Como Fazer Sapatinho de Feltro – Modelo Simples

Esse sapatinho que você vai aprender a fazer é um modelo básico, que pode ser confeccionado com feltro liso ou estampado. E caso queira incrementá-lo, basta fazer aplicações em feltro no tema desejado. Está sem ideias? É só usar outras peças como inspiração ou colocar em prática toda sua criatividade!

sapatinhos de bebê em feltro passo a passo
Fonte: Pinterest

 Materiais necessários

  • Feltro da cor desejada
  • Linha de crochê, de meada ou outra de sua preferência
  • Tesoura de bom corte
  • Caneta esferográfica para riscar o molde e o feltro
  • Agulha de costura (nº 9 ou outra de sua preferência)
  • Alfinetes
  • Elástico fino (um pequeno pedaço já é suficiente)
  • Papel e régua para fazer o molde

Passo a passo

1. Usando uma folha de papel e um lápis, desenhe o seu molde usando o esquema abaixo. A princípio, trabalhe com as medidas indicadas na imagem.

Dica: Esse molde não está em tamanho real, e essas medidas são adequadas para fazer um sapatinho no tamanho padrão para um bebê de 3 meses. 

Molde para sapatinhos de bebê em feltro
Fonte: Pinterest

2. Com o molde pronto, é hora de riscar e cortar o feltro. Risque do lado avesso do feltro e utilize uma tesoura de bom corte.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

3. Dobre a sola do sapatinho, no sentido do comprimento, ache o meio e faça uma pequena marcação de caneta. Em seguida, usando o mesmo processo, marque o meio da outra peça.

sapatinho de feltro - peças cortadas
Fonte: Pinterest

4. Junte as duas peças usando como ponto de referência as marcações feitas de caneta. Alfinete para que não saiam do lugar.

sapatinho montado
Fonte: Pinterest

5. Deixe a lateral do sapatinho alinhada com a sola. Use alfinetes para prender uma parte à outra e evitar que saiam do lugar enquanto você caseia.

Início do caseado
Fonte: Pinterest

6. Com o fio duplo, comece a casear para unir a sola à lateral do sapatinho. Inicie a costura pela marcação de caneta até chegar ao mesmo ponto.

Sapatinho de bebê - arremate
Fonte: Pinterest

7.  Com toda a lateral fechada, faça o arremate em cima do último ponto.

sapatinho de bebê - aplicação do elástico
Fonte: Pinterest

8. Para que o sapatinho não fique constantemente aberto, e ainda ofereça certo conforto na hora de calçar no bebê, costure um pequeno pedaço de elástico por baixo de cada aba. Nessa etapa, utilize o ponto de cruz  e a mesma linha escolhida para fechar a peça.

sapatinho de bebê em feltro finalizado
Fonte: Pinterest

Depois de seguir esses passos você terá como resultado uma lindo sapatinho de bebê que serve para meninos e meninas. Quer algo mais incrementado? Então inspire-se na lista de ideias logo abaixo!

10 Modelos de Sapatinhos de Bebê Para Fazer em Casa

Veja abaixo vários modelos de sapatinhos de bebê que você pode fazer usando poucos materiais e técnicas de costura pra lá de simples. O passo a passo e os moldes desses projetos já estão disponíveis na Escola de Feltro! Não perca tempo, faça já a sua matrícula!

1. Sapatilha de folhas e franja

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

2. Botinha com velcro

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

3. Mocassim do Superman

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

Quer aprender a fazer esses 10 modelos de sapatinhos de bebê agora mesmo?

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Essas peças lindas fazem parte do curso Sapatinhos de Bebê, da Escola de Feltro. Se inscrevendo na escola, você tem acesso à todos os moldes, passo a passos em vídeo e todas as dicas e suporte necessários para ingressar nesse negócio prazeroso e lucrativo. Quer conhecer? Clique aqui e saiba mais.

4. Sapatinho estilo boneca

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

5. Sapatinho de cerejinha

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

6. Sapatinho com detalhe de coração

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

7. Sapatinho de cachorrinho

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

8. Sapatinho de leãozinho

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

9. Sapatinho de ovelha

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

10. Sapatinho de ursinho

sapatinhos de bebê feltro
Fonte: Escola de Feltro

Essas peças foram produzidas pela talentosíssima Larissa Amaral, professora da Escola de Feltro. Quer aprender a fazer todos esses sapatinhos de bebê passo a passo? Então CLIQUE AQUI e faça já a sua matrícula na maior escola de feltro do Brasil.

Viu como os sapatinhos de feltro são lindos e fáceis de fazer? Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário aqui no final do página.

Veja também:

Decoração Infantil em Feltro – 8 Ideias Incríveis de Enfeites com Balões

Como Tratar o Feltro Para Exterminar as Bolinhas

Comentários

comentários

Safari em Feltro